Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlegario, Natalia Bitar da Cunha-
dc.contributor.authorRodrigues, Antonia Thais dos Anjos-
dc.contributor.authorMoreira, Luana de Souza-
dc.date.accessioned2021-04-27T19:31:07Z-
dc.date.available2021-04-27T19:31:07Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Antonia Thais dos Anjos; MOREIRA, Luana de Souza. Criação e validação de cartilha educativa para pacientes com DPOC pós alta de reabilitação pulmonar. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/694-
dc.description.abstractA Reabilitação Pulmonar (RP) é considera o padrão ouro no tratamento de pacientes com DPOC. Entretanto, esses indivíduos apresentam um declínio nos benefícios adquiridos pela RP devido a inatividade pós-alta. O objetivo desse estudo é descrever a criação de uma cartilha educativa para pacientes com DPOC, pós alta de reabilitação pulmonar. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica, na qual foram selecionados tópicos importantes que envolvem a educação e a prescrição de exercícios domiciliares para pacientes com DPOC. Optou-se por inserir fotos para facilitar a compreensão das informações apresentadas em texto e um Qr Code a fim de tornar a cartilha mais acessível ao leitor para acessar as informações em forma de vídeo. Foi idealizada, ainda a criação de uma ferramenta de comunicação, por meio de correio eletrônico. Essa ferramenta dá acesso ao leitor com as pesquisadoras, assim os pacientes poderão esclarecer dúvidas e enviar feedbacks em relação ao conteúdo da cartilha. Na literatura, não foi encontrada nenhuma cartilha com este fim, apesar de estar clara a importância da manutenção do treinamento físico. Por isso, uma tecnologia educativa é um recurso facilitador para o aprendizado, tendo como objetivo apoiar o processo de ensino-aprendizagem e de promoção da saúde A utilização de palavras que fazem parte do cotidiano do leitor, o não uso de termos técnicos e científicos na construção da linguagem e a utilização de ilustrações que representem o conteúdo foram usadas como estratégias chamativas na adesão da tecnologia educativa, o que pode converter a cartilha em uma ferramenta de manutenção dos benefícios. Sendo assim, esse recurso visa contribuir nas práticas de autocuidado dos pacientes, no entanto, ressalta-se a importância da validação da cartilha.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDoença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOCpt_BR
dc.subjectServiços de reabilitação pulmonarpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleCriação e validação de cartilha educativa para pacientes com DPOC pós alta de reabilitação pulmonarpt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA THAIS DOS ANJOS RODRIGUES BEZERRA LUANA DE SOUZA MOREIRA_TCC.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.