Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/693
Título: Intervenção fisioterapêutica no manejo da neuropatia diabética
Autor(es): Nunes, Thais Teles Veras
Vitoriano, Natalia Aguiar Moraes
Rocha, Ana Stefany Dias
Nascimento, Raissa Maria Bandeira do
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Neuropatia diabética
Fisioterapia
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: ROCHA, Ana Stéfany Dias; NASCIMENTO, Raíssa Maria Bandeira do. Intervenção fisioterapêutica no manejo da neuropatia diabética. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Diabetes Mellitus conceitua-se como uma disfunção metabólica, representando um dos mais altos custos aos sistemas de saúde a nível mundial. Uma das possíveis complicações do diabetes é a Neuropatia Diabética, que acomete o sistema nervoso periférico autônomo, motor e sensitivo. Desta forma, é necessário realizar intervenção terapêutica interdisciplinar, a fim de proporcionar aos pacientes uma melhor qualidade de vida. A atuação do Fisioterapeuta, no manejo dessas complicações, se destaca devido sua atividade em prol de uma melhor funcionalidade e qualidade de vida para o indivíduo. Esse estudo teve o objetivo de verificar a intervenção fisioterapêutica no manejo da neuropatia diabética. Foi realizada uma revisão integrativa desenvolvida com a finalidade de integrar conhecimentos de pesquisas realizadas através de diferentes metodologias, com o intuito de promover descobertas referentes a presente temática, gerando mais conhecimentos sobre esta temática a futuros profissionais. De modo geral, é perceptível que as intervenções fisioterapêuticas através de suas diferentes possibilidades de abordagens promovem significativas melhoras para os indivíduos com neuropatia periférica diabética, podendo ainda destacar a importância dos exercícios terapêuticos. Com o desenvolvimento do presente estudo foi possível observar que a intervenção fisioterapêutica no manejo da neuropatia diabética possui diversas possibilidades de tratamento, sendo eficaz e essencial na melhora da sintomatologia assim como na melhora da qualidade de vida, o que torna relevante o desenvolvimento deste estudo, podendo assim proporcionar conhecimentos sobre a temática abordada aos futuros profissionais e aos leitores da pesquisa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/693
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA STÉFANY DIAS ROCHA e RAÍSSA MARIA BANDEIRA DO NASCIMENTO_TCC.pdf586,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.