Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/692
Título: Qualidade de vida de mulheres mastectomizadas no Sistema Único de Saúde
Autor(es): Chaves, Marcia Maria Gonçalves Felinto
Bessa, Francilena Ribeiro
Morais, Ana Katarine Ribeiro
Juvenal, Thayane Gabriele Lopes
Palavras-chave: Câncer da mama
Mastectomia
Qualidade de vida
Fisioterapia
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: MORAIS, Ana Katarine Ribeiro; JUVENAL, Thayane Gabriele Lopes. Qualidade de vida de mulheres mastectomizadas no Sistema Único de Saúde. 2020. 32f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O câncer da mama e seu tratamento, muitas vezes, podem conduzir a mulher a alterações na sua auto-imagem, perda funcional, alterações psíquicas, emocionais e sociais. Essas alterações, presentes naquelas que se submetem ao tratamento para o carcinoma mamário, tem impacto diretamente na sua qualidade de vida. A fisioterapia é fundamental na reabilitação, prevenção e recuperação dos movimentos do membro superior no pós-operatório, contribuindo para a melhora da conscientização corporal e oferecendo orientações necessárias para as atividades diárias. Na busca da melhoria da qualidade da assistência a mulheres com câncer da mama, este estudo tem como objetivo verificar se mulheres que realizaram o acompanhamento fisioterapêutico apresentaram melhoras no índice de qualidade de vida, se exercícios cinesioterapêuticos apresentam diminuição do quadro álgico e melhora da amplitude de movimento, analisar se o atendimento pré operatório influência na funcionalidade das mulheres mastectomizadas e investigar a incidência de pacientes que apresentam linfedema pós mastectomia, especificamente, de mulheres atendidas no CRIO - Centro Regional Integrado de Oncologia, em Fortaleza CE. Para coleta de dados houve a aplicação de questionários sobre qualidade de vida e atendimento fisioterapêutico em 10 pacientes, com a realização da análise dos dados obtidos foi possível estabelecer um perfil de pacientes que participaram, as alterações de qualidade de vida desenvolvida pós mastectomia e a técnicas de fisioterapia realizadas e sua eficácia.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/692
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA KATARINE RIBEIRO MORAIS e THAYANE GABRIELE LOPES JUVENAL_TCC.pdf789,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.