Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/686
Título: Identificação de flavonoides e taninos em plantas medicinais pertencente a lista estadual de plantas medicinais comercializadas em um mercado público em Fortaleza-CE
Autor(es): Souza, Julia Aparecida Lourenço de
Bacelar, Thais Siqueira
Palavras-chave: Plantas medicinais
REPLAME
Cromatografia em camada delgada
Saúde pública
Análise fitoquímica
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: BACELAR, Thais Siqueira. Identificação de flavonoides e taninos em plantas medicinais pertencente a lista estadual de plantas medicinais comercializadas em um mercado público em Fortaleza-CE. 2020. 29f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A utilização de plantas medicinais com finalidade terapêutica é uma prática cultural sendo repassada de geração em geração. Entretanto, as espécies vegetais necessitam de cuidados apropriados para garantir o efeito terapêutico e segurança para a população. Pois existem fatores extrínsecos que quando realizados de maneira inadequada ou em condições inapropriadas, pode afetar os constituintes químicos presente nas espécies e prejudicar ou anular efeito terapêutico esperado. Diante desse fato, fez-se necessário verificar a presença de constituintes ativos, como flavonoides e taninos de plantas medicinais que fazem parte da Lista Estadual de Plantas Medicinais do Ceará, comercializadas em um mercado público de Fortaleza-CE. A identificação destes metabólitos foi feita no laboratório de Farmacognosia do Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO), através de testes fitoquímicos por cromatografia em camada delgada. Esta técnica permite a caracterização das substâncias ativas presente nas espécies vegetais, através da separação dos componentes químicos presentes na amostra e posterior comparação com amostra padrão. Para tanto, foram selecionadas 6 espécies vegetais (Myracroduon urundeuva Allemão., Spondias monbin Jacq., Psidium guajava L., Mikania glomerata Sprengel., Phyllanthus sp., Punica granatum L.) que possuíam em sua composição taninos e/ou flavonoides e que de acordo com a literatura, esses constituintes estavam ligados diretamente com o efeito terapêutico da espécie. Os perfis químicos por CCD revelaram bandas de típicas para flavonoides e taninos nas espécies analisadas, no entanto algumas espécies apresentaram variações de acordo com a literatura. Dessa forma os resultados obtidos deste estudo permitiram avaliar a qualidade química das espécies e poderão servir como base para estudos futuros melhorando informações a respeito da composição química das espécies investigadas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/686
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS SIQUEIRA BACELAR_TCC.pdf869,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.