Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/683
Título: Caracterização do perfil socioeconômico e do conhecimento acerca de plantas medicinais e fitoterápicos de usuários de uma Unidade Básica de Saúde no município de Caucaia, Ceará
Autor(es): Souza, Julia Aparecida Lourenço de
Lima, Luciana de Sousa
Palavras-chave: Políticas de saúde
Medicina popular
Etnobotânica
Medicamentos fitoterapicos
Plantas medicinais
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: LIMA, Luciana de Sousa. Caracterização do perfil socioeconômico e do conhecimento acerca de plantas medicinais e fitoterápicos de usuários de uma Unidade Básica de Saúde no município de Caucaia, Ceará. 2020. 53f. Monografia (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A prática de utilizar plantas medicinais para fins terapêuticos é bastante comum desde os tempos mais remotos da sociedade, como uma forma de suprir a ausência de medicamentos, porém com a industrialização houve uma procura maior por parte da população pelos medicamentos industrializados com isso houve uma diminuição na tradição do uso de plantas medicinais. A fitoterapia surgiu somente nas décadas de 1930 e 1940 quando houve a descoberta de que existiam princípios ativos dentro de cada planta, assim a história da fitoterapia iniciou. O artigo de TCC tratou-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, cujo objetivo foi analisar o perfil socioeconômico de usuários de plantas medicinais e fitoterápicos da rede pública de saúde do município de Caucaia-Ce e o conhecimento empírico sobre plantas medicinais e fitoterápicos. Para obtenção dos dados foi realizado entrevistas estruturadas face a face com o entrevistado e o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado que era composto de dez questões de múltipla escolha referentes ao perfil socioeconômico e onze questões de múltipla escolha referente ao conhecimento popular sobre plantas medicinais e fitoterápicos. Esta pesquisa teve como objetivo auxiliar em futuras pesquisas na área de plantas medicinais e fitoterápicos bem como no desenvolvimento de futuras políticas públicas na atenção primária de saúde. Foram entrevistados 58 mulheres e 22 homens, a faixa etária de maior prevalência foi a de 50 anos ou mais, o perfil traçado da maioria dos usuários foi de mulheres casadas, com idade acima de 50 anos, domesticas ou atualmente desempregadas e com renda familiar de até 1 salário mínimo, a forma de obtenção de conhecimento sobre plantas medicinais mais citada foi por meio familiar e a parte da planta mais utilizada entre os entrevistados foram as folhas com 75 citações, sobre o conhecimento de medicamentos fitoterápicos grande parte dos entrevistados relataram não conhecer e não utilizar esse tipo de medicamento. Esta pesquisa mostrou que a população estudada da Unidade básica de saúde do município de Caucaia ainda faz uso de plantas medicinais e está prática ainda é muito relevante, contudo, a realização de estratégias de educação em saúde afim de orientar as pessoas sobre o uso correto de plantas medicinais e a importância dos medicamentos fitoterápicos é bastante importante.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/683
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA DE SOUSA LIMA_TCC.pdf444,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.