Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/681
Título: Utilização de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos com finalidade de emagrecimento por estudantes de uma IES em Fortaleza - CE
Autor(es): Pessoa, Nivia Tavares
Teixeira, Lucas Barbosa
Palavras-chave: Plantas medicinais
Medicamentos fitoterápicos
Emagrecimento
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: TEIXEIRA, Lucas Barbosa. Utilização de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos com finalidade de emagrecimento por estudantes de uma IES em Fortaleza – CE. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A utilização de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos para o emagrecimento ou perda de peso é uma prática comum na atualidade. A busca pelo corpo desejado pode levar os indivíduos a tomar medidas drásticas sem os devidos cuidados e orientações. O mau uso destes produtos pode implicar em graves malefícios a saúde do indivíduo, que por muitas vezes desconhece o risco que corre por não ter o devido conhecimento sobre as plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. Dessa forma, a presente pesquisa busca conhecer o perfil de utilização das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos dos estudantes de uma IES em Fortaleza, com o intuito de levantar dados sobre o uso incorreto e a automedicação buscando promover a criação de medidas para conscientização e ensino de boas práticas com medicamentos e plantas medicinais. Para que isso ocorra, foi aplicado um questionário aos alunos, elaborado com questões relevantes ao uso dos ativos, em vista de que conhecer o perfil de utilização pode nortear a criação de medidas especificas para conscientização. A pesquisa foi realizada em novembro de 2020, observou-se que houve relato de automedicação e uso de plantas medicinais por uma parte pequena dos alunos entrevistados e de forma responsável por terem um conhecimento prévio dos ativos utilizados. Nesse estudo foi observado que os estudantes entrevistados em sua maioria já utilizaram algum tipo de fitoterápico com alguma finalidade, dentre elas: ansiedade, insônia e dores. Quanto ao uso de fitoterápicos para o emagrecimento apenas um pequeno número de alunos afirmou ter feito uso, cerca de onze alunos ao todo. Torna-se necessário a realização de outros estudos que auxiliem a um conhecimento mais aprofundado sobre o comportamento relacionado ao uso de plantas medicinais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/681
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS BARBOSA TEIXEIRA_TCC.pdf284,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.