Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Felipe Rodrigues Magalhaes de-
dc.contributor.authorFreitas, Logan Teixeira-
dc.date.accessioned2021-04-27T12:33:46Z-
dc.date.available2021-04-27T12:33:46Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationFREITAS, Logan Teixeira. A vivência de acadêmicos transexuais na área da saúde: análise das dificuldades sofridas no ambiente acadêmico. 2020. 44f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/679-
dc.description.abstractAs pessoas transexuais/transgêneros são pessoas que possuem uma identidade de gênero que não condiz com ao sexo atribuído ao nascer. Algumas dessas pessoas podem sentir a necessidade de modificar partes do corpo ou a aparência por meio de intervenções cirúrgicas e por outros métodos que readéquem o seu corpo com a sua imagem psicológica. Esses indivíduos ultrapassam as convenções definidas a partir de uma anatomia e sexualidade imposta pela sociedade. Esse projeto coletou dados que evidenciem a rotina acadêmica de alunos transexuais no antes, durante e depois da transição, possivelmente mostrando a relação entre rendimento acadêmico e as implicações relacionadas com as expectativas de gênero, preconceito e aceitação. Foi feita análise de dados que avaliam as dificuldades que os acadêmicos transgêneros sofrem em sua vivência com os demais alunos do curso, professores e instituição durante todo o período de graduação, desde as dificuldades com o nome social, aceitação dos amigos e professores ao apoio psicológico e acadêmico por parte da instituição. O presente trabalho apresenta uma abordagem metodológica quantitativa onde foi aplicado um questionário em formato de formulário online para a coleta das informações relevantes aos objetivos, com pessoas trans buscando relatar sobre as dificuldades desses acadêmicos e como essas dificuldades podem influenciar a formação profissional. Os resultados encontrados com esse projeto estão na comprovação da alta taxa de baixo rendimento acadêmico desses alunos, tendo vários relatos de casos envolvendo a violência verbal o que mostra a prevalência do preconceito e do bullying sofrido por esses acadêmicos durante o período de graduação, tendo a desistência da graduação como uma das consequências desses atos de transfobia (qualquer ato de violência, seja ela física ou verbal, sentimentos de repulsa ou desconforto em relação a pessoas transexuais) e com isso, alcançado resultados de pessoas transexuais que possuem dificuldades em possuir um ensino superior e que além disso, possuem níveis de escolaridade incompleta.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectTransgêneropt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectTransfobiapt_BR
dc.titleA vivência de acadêmicos transexuais na área da saúde: análise das dificuldades sofridas no ambiente acadêmicopt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOGAN TEIXEIRA FREITAS_TCC.pdf983,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.