Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/678
Título: Avaliação dos riscos sanitários e ambientais associados ao uso domiciliar e ao descarte de medicamentos antineoplásicos
Autor(es): Silveira, Patricia Fernandes da
Costa, Layce Ketlin Diogenes
Palavras-chave: Riscos ocupacionais
Riscos ambientais
Resíduos de saúde
Terapia antineoplásica oral
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: COSTA, Layce Ketlin Diógenes. Avaliação dos riscos sanitários e ambientais associados ao uso domiciliar e ao descarte de medicamentos antineoplásicos. 2020. 26f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O índice de pessoas com câncer vem crescendo a cada dia, fazendo com que surjam cada vez mais tratamentos para esta patologia. Uma das formas de tratamento consiste na utilização de antineoplásicos orais. Em paralelo, é possível que a utilização e descarte destes medicamentos pode gerar riscos. Este estudo teve como objetivo avaliar os riscos sanitários e ambientais associados ao uso domiciliar e ao descarte desses medicamentos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e observacional do tipo revisão bibliográfica. Foram pesquisados artigos científicos disponíveis em Google acadêmico, Pubmed, LILACS, SCIELO, assim como analisados as legislações brasileiras e recomendações disponíveis em compêndios internacionais e informativos e sites relacionados ao câncer. Foram selecionados arquivos entre os anos de 1990 a 2020 que abordavam sobre a temática. Foram encontrados 150 artigos, no entanto diante da análise dos artigos foram evidenciados que a maioria não correspondia ao critério de inclusão, sendo selecionados 23 artigos, além de 18 sites informativos, 2 livros e 6 leis. Os antineoplásicos orais vêm sendo muito utilizado no tratamento do câncer por ser de fácil administração, entretanto podem trazer riscos significativos para o meio ambiente e população. Com isso, existem órgãos regulamentadores que gerenciam como deve ser realizado o descarte correto, a fim de diminuir os riscos causados pelos mesmos. A revisão proporcionou uma avaliação dos riscos sanitários e ambientais associados ao uso domiciliar e ao descarte de medicamentos antineoplásicos orais e forneceu uma base confiável sobre o conhecimento que um farmacêutico e equipe multiprofissional de saúde precisar saber para poder orientar de forma segura o paciente e a população, objetivando diminuição desses riscos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/678
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYCE KETLIN DIÓGENES COSTA_TCC.pdf336,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.