Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/677
Título: Soroprevalência da infecção pelo HIV e doença de chagas entre candidatos a doação de sangue em um centro de referência no estado do Ceará
Autor(es): Maia Filho, Pedro Aurio
Siqueira, Johele da Frota
Palavras-chave: Sorodiagnóstico da AIDS
Doença de Chagas
Tripanossomíase americana
Transfusão sanguínea
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: SIQUEIRA, Johele da Frota. Soroprevalência da infecção pelo HIV e doença de Chagas entre candidatos a doação de sangue em um centro de referência no estado do Ceará. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O sangue humano e seu hemocomponentes são muito importantes para a saúde, uma vez que não existe algo que possa substituí-lo. A Portaria no 1353, de 13 de junho de 2011, do Ministério da Saúde, estabelece que o candidato à doação de sangue passe por uma triagem clínica e sorológica, no propósito de atestar que o sangue a ser transfundido ofereça o menor risco possível ao doador. Uma vez que a transmissão do HIV e Doença de Chagas poderia ocorrer por transfusão, verificou-se a necessidade de analisar o sangue dos doadores para uma possível detecção dessas doenças antes de serem transfundidos, garantindo a segurança desse material biológico e seus derivados para o receptor. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo determinar a soroprevalência da infecção pelo vírus do HIV e Doença de Chagas entre candidatos à doação de sangue em um centro de referência no Estado do Ceará. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, de abordagem quantitativa, onde foi avaliada a soroprevalência para o HIV e Doença de Chagas através de resultados de testes de triagem sorológica e testes confirmatórios de doadores de sangue no período de janeiro a dezembro de 2019. Os dados foram coletados do sistema informatizado do centro de referência em Hematologia e Hemoterapia localizada em Fortaleza-CE. Após a análise dos dados, foi visto que a Hemorrede estadual recebeu 100.938 doações de sangue, dos quais, a Doença de Chagas apresentou 191 (0,19%) casos positivos na triagem, e o HIV apresentou 151 (0,15%) positividades. Verificou-se a prevalência de HIV e Doença de Chagas em pessoas do sexo masculino, com idade entre 17 a 29 anos. Sobre a escolaridade, profissão e procedência, houve um predomínio de indivíduos que tinham ensino médio completo, eram estudantes e procedentes de Fortaleza/CE, respectivamente. A partir dos resultados, podemos observar a importância dos testes de triagem para garantir a qualidade do sangue a ser doado e a relevância de que sejam feitos estudos de novas metodologias para que os testes sorológicos sejam cada vez mais específicos e sensíveis.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/677
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOHELE DA FROTA SIQUEIRA,_TCC.pdf271,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.