Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/676
Título: Perfil clinico-hematológico de pacientes HIV positivos admitidos em unidades de terapia intensiva em um hospital de referência no estado do Ceará
Autor(es): Maia Filho, Pedro Aurio
Oliveira, Joao Paulo de Souza
Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS
Unidade de Terapia Intensiva - UTI
Alteração hematológica
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: OLIVEIRA, João Paulo de Souza. Perfil clinico-hematológico de pacientes HIV positivos admitidos em unidades de terapia intensiva em um hospital de referência no estado do Ceará. 2020. 23f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: Até o fim de 2018, aproximadamente 1,1 milhão de pessoas morreram por doenças relacionadas à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em todo o mundo. Objetivo: Determinar os parâmetros hematológicos de pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ou AIDS admitidos em UTI em um hospital de referência em Fortaleza-Ceará. Material e Método: O presente estudo caracteriza-se como transversal e quantitativo. A pesquisa foi realizada em um hospital de referência de atenção terciária. A população foi de adultos, de ambos os sexos, com idade variando de 18 a 70 anos, com diagnóstico clínico e laboratorial de HIV ou AIDS e que estiveram internados em UTI do referido hospital, no ano 2018. A presente pesquisa atende as determinações da resolução 466/12 sendo aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital São José de Doenças Infeciosas, em 07 de julho de 2019, sob o parecer no 3.442.540. Resultados e Discursões: O estudo teve uma amostra de 86 pacientes que foram admitidos em UTIs de Hospital de referência. Um maior número de admissões na UTI de pacientes do sexo masculino na fase produtiva. As afecções mais frequentes foram as respiratórias 74,4% (n=64), sendo tuberculose, histoplasmose, insuficiência respiratória aguda, infecções respiratórias agudas, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) descompensada, varicela, herpes zooster e pneumonia. Observou-se que 78,0% (n=67) dos pacientes apresentavam leucopenia, 40,7% (n=35) dos pacientes tinham parâmetros de hemoglobina abaixo dos valores de normalidade, sendo diagnosticados com anemia pelo médico que os assistiam e 30,0% (n=26) com plaquetopnia, observadas primeiro hemograma da admissional na UTI. 70,9% (n=61) dos pacientes foram a óbito e, apenas 28,7% (n=86) destes, receberam alta da UTI. Conclusão: Observou-se uma constante admissão de pessoas gravemente enfermas em UTI com HIV e outras coinfecções e comorbidades. O estudo identificou que as principais alterações hematológicas nesse grupo de estudo foram leucopenia, anemia e plaquetopnia. Essas observações corroboram com estudos realizados anteriormente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/676
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO PAULO DE SOUZA OLIVEIRA_TCC.pdf693,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.