Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/672
Título: O processo de atenção farmacêutica nos serviços de farmácia clínica: revisão literatura
Autor(es): Linard, Walber Mendes
Rocha, Francisca Romenia Lobo
Palavras-chave: Atenção farmacêutica
Farmácia clínica
Paciente
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: ROCHA, Francisca Romenia Lobo. O processo de atenção farmacêutica nos serviços de farmácia clínica: revisão literatura. 2020. 23f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Farmácia Clínica é um termo comumente usado na prática e na literatura da farmácia. É uma especialidade da saúde, que descreve as atividades e serviços do farmacêutico clínico para desenvolver e promover o uso racional e adequado de medicamentos. A Farmácia Clínica inclui todos os serviços prestados por farmacêuticos praticados nos hospitais, farmácias, asilos, unidades básicas de saúde, clínicas e qualquer outro ambiente onde os medicamentos são prescritos e utilizados. A formação clínica do profissional farmacêutico torna-se decisiva para o futuro da prática da Atenção Farmacêutica, pois ao adquirir conhecimentos de farmácia clínica, o farmacêutico está apto para realizar acompanhamento farmacoterapêutico, avaliando resultados clínicos e laboratoriais dos pacientes. Essa pesquisa trata-se de uma revisão integrativa sobre Farmácia Clínica. Dados referentes ao impacto do farmacêutico clínico atuando diretamente na população, com isso melhoramento da sintomatologia dos pacientes que passam a ter esse atendimento. A prática baseada em evidência apresenta-se como o referencial teórico-metodológico adotado neste estudo, que selecionou a revisão integrativa como método de pesquisa para utilizar, na Farmácia Clínica. O presente estudo apresenta como objetivo avaliar as produções científicas sobre Farmácia Clínica em seus aspectos conceituais e situações do processo saúde doença. Para a seleção dos artigos foi utilizada a base de dados, Lilacs, e a amostra desta revisão constituiu-se de 07 artigos que atendem aos critérios de inclusão previamente estabelecidos, referentes à Farmácia Clínica. Os seguintes descritores foram utilizados para o levantamento de dados: Farmácia Clínica. Para isso foram usados critérios de inclusão: artigos científicos disponíveis eletronicamente na íntegra na base de dados citada anteriormente, publicados em periódicos nacionais e no idioma em português, os quais abordem Farmácia Clínica e que respondam à questão norteadora deste estudo e que tenham sido publicados nos últimos cinco anos. Os resultados evidenciaram nessa revisão integrativa, que as evidências científicas disponíveis em relação a Farmácia Clínica conseguiram atingir os objetivos propostos que foram trazer os conceitos de Farmácia Clínica e as condições em que elas ocorrem.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/672
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA ROMENIA LOBO ROCHA_TCC.pdf304,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.