Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/667
Título: Perfil de usuários de anabolizantes no Brasil: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Aline Holanda
Maia, Bruna da Costa
Palavras-chave: Anabolizantes
Esteroides Anabolizantes Andrógenos - EAA
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: MAIA, Bruna da Costa. Perfil de usuários de anabolizantes no Brasil: uma revisão bibliográfica. 2020. 23f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A atual hipervalorização social do corpo, vinculada principalmente ideia de felicidade e sucesso propagada pela mídia, faz com que muitos recorram ao uso de substâncias que podem causar danos a saúde como meio de conseguir de forma mais rápida o corpo dentro padrões desejados. Os esteroides anabolizantes andrógenos (EAA) vêm sido desde a descoberta de seus efeitos, uma das substâncias mais utilizadas para fins estéticos, contudo estudos feitos nas últimas décadas associam ao seu uso o desenvolvimento de problemas de saúde graves. Embora seus efeitos colaterais sejam conhecidos notou-se nestes últimos anos um aumento do uso destas substâncias no país, por este o presente trabalho busca conhecer qual o perfil de usuários de anabolizantes no Brasil. Para tal realizou-se uma revisão integrativa da literatura, onde se buscou por estudos relacionados ao tema nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library (Scielo) e no Portal de Períodicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pessoal (CAPES), obtendo-se ao final da aplicação da metodologia, uma amostra de 7 artigos publicados entre os anos de 2014 e 2020. Por meio da realização deste trabalho foi possível ter uma ideia geral do perfil de usuários de anabolizantes, que possuem como características principais por serem em sua grande maioria do gênero masculino, possuir idade média entre 25 e 26 anos, além de ser praticante de atividades físicas de resistência como a musculação. A partir dos resultados obtidos notou-se que há uma falta de pesquisas em algumas regiões do Brasil, contudo foi possível concluir que o uso de esteroides andrógenos anabolizantes está ligado principalmente a insatisfação com a estética corporal e com a necessidade de obtenção de resultados rápidos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/667
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA DA COSTA MAIA_TCC.pdf480,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.