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dc.contributor.advisorFirmino, Paulo Yuri Milen-
dc.contributor.authorAraujo, Ana Lara Sousa-
dc.date.accessioned2021-04-23T17:02:06Z-
dc.date.available2021-04-23T17:02:06Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Lara Sousa. A percepção e expectativa sobre os serviços farmacêuticos em uma unidade de atenção primária à saúde polo de Fortaleza. 2020. 34f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/665-
dc.description.abstractAinda há uma falta de percepção da necessidade do cuidado farmacêutico e o desconhecimento dos seus serviços ofertados. Apesar disso, há um avanço, quanto a inserção dos serviços farmacêuticos e aceitação deles. Então há uma necessidade de saber como esses serviços são percebidos pelos usuários e profissionais da saúde e o que se espera deles. Este estudo tem como objetivo avaliar a percepção e expectativa dos usuários e profissionais da saúde sobre os serviços farmacêuticos em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em Fortaleza-CE entre o período de setembro a outubro de 2020. A pesquisa foi realizada em uma unidade básica, envolvendo 10 profissionais de saúde e 50 usuários. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista, com aplicação de um questionário estruturado. O perfil sociedemográfico das pessoas que procuram a unidade de saúde, é constituído principalmente por mulheres 84% (n=42), proveniente dos bairros da periferia de Fortaleza, com idade média de 46,26 anos. Os principais resultados obtidos foram o alto nível de expectativa e percepção de pacientes e profissionais da saúde em relação aos serviços farmacêuticos e o alto número de pessoas (78%, n= 39) que não tinham o conhecimento de poder participar das consultas farmacêuticas da sua unidade básica. Em relação as expectativas e percepções, 88% (n=44) dos usuários, concordaram completamente, que se espera que o farmacêutico aconselhe sobre as instruções de uso de medicamento e 78% (n=39) espera que o farmacêutico aconselhe sobre os principais efeitos dos medicamentos. Em relação aos profissionais da saúde, a maioria concordou completamente (90%, n= 9) que os farmacêuticos orientam sobre como tomar os medicamentos e 90% (n=9) também concordaram completamente, em ter uma boa relação com o farmacêutico da unidade de saúde. Em conclusão, ainda há pouco conhecimento sobre a variedade dos serviços farmacêuticos, havendo uma necessidade de iniciativas para a divulgação desses serviços. Além disso, os resultados positivos, indicam o alto potencial do farmacêutico, tanto com o paciente, como também em uma equipe multidisciplinar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subjectServiço farmacêuticopt_BR
dc.subjectCuidado farmacêuticopt_BR
dc.titleA percepção e expectativa sobre os serviços farmacêuticos em uma unidade de atenção primária à saúde polo de Fortalezapt_BR
dc.typeThesispt_BR
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