Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/664
Título: Análise do perfil epidemiológico da sífilis no período de 2015 a 2019 no município de Fortaleza-CE
Autor(es): Linard, Walber Mendes
Ramos, Ana Cristina dos Santos
Palavras-chave: Sifílis
Treponema pallidum
Perfil epidemiológico
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: RAMOS, Ana Cristina dos Santos. Análise do perfil epidemiológico da sífilis no período de 2015 a 2019 no município de Fortaleza-CE. 2020. 26f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) é uma doença infecciosa com evolução crônica, alternando com surtos agudos e de latência, porém é curável, causada pela bactéria chamada Treponema pallidum. A sífilis é um problema de saúde pública, uma doença que se adquiri em qualquer fase da vida, com manifestação de vários sintomas clínicos e com apresentações em diferentes estágios. A possibilidade de transmissão é maior nos estágios primário e secundário, sua transmissão pode ser por via sexual sem proteção (sífilis adquirida), verticalmente via placentária da mãe para o feto (sífilis congênita) e por objetos contaminados (via indireta). Se não tratado precocemente, a sífilis pode comprometer vários órgãos, já em adultos tem comprometimento de mucosas, com a presença de lesões em órgãos genitais e pele. Seu diagnostico pode ser realizado através de exames mais utilizados como o VDRL e o TPHA. Quanto ao tratamento, dependente de qualquer estágio, a penicilina benzatina é o medicamento de primeira escolha, onde via de administração, dose e posologia vai depender do perfil clínico de cada paciente. Esse estudo tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico da sífilis do período de 2015 a 2019 no município de Fortaleza-CE. É um estudo epidemiológico observacional descritivo, classificada como retrospectiva e documental, quantitativo. A população do estudo foi composta por 3.032 casos de sífilis adquirida notificados no Sistema de Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN) no Ceará. Mesmo que essa doença seja prevenível ela ainda se faz muito presente atualmente, mostrando que ainda existem inúmeras barreiras que impedem que as estratégias de prevenção não sejam bem implementadas, barreiras essas que devem ser bem delimitadas para a elaboração de estratégias de saúde onde seja elaborado um plano com o objetivo de controlar a incidência dessa doença. O conhecimento do perfil sociodemográfico e clínico dos casos de sífilis é essencial para o planejamento e articulação de políticas e estratégias.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/664
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CRISTINA DOS SANTOS RAMOS_TCC.pdf271,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.