Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/662
Título: Educação física escolar: percepção dos futuros profissionais de educação física sobre a inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental
Autor(es): Ferreira Junior, Jose Ribamar
Gois, Wendell Diogenes
Palavras-chave: Educação física escolar
Inclusão
Deficiência
Ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Jogo
Brincadeira
Data do documento: 3-Ago-2020
Citação: GOIS, Wendell Diógenes. Educação física escolar: percepção dos futuros profissionais de educação física sobre a inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental. 2020. 27f. Artigo (Licenciatura em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular, ou BNCC (2015) relata que a Educação Física Escolar para a Educação Básica tem um valor enorme, pois esta tem como alvo preservar o direito dos alunos ao conhecimento e apesar das diferenças, prover o aprendizado nas áreas culturais ou sociais. Objetiva-se analisar a inclusão dos estudantes que tem algum tipo de deficiência, diante as aulas de Educação Física Escolar. O cenário foi uma universidade particular localizada em Fortaleza, no Ceará. Participaram da pesquisa 17 universitários que de forma voluntária responderam ao questionário. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário online e um aplicativo onde estes responderam de forma espontânea. Os principais resultados apontam para a inclusão dos alunos com deficiência, desenvolvendo as características inerentes a idade, propondo atividades inclusivas, sempre com um olhar agregador para a turma. Conclui-se que as aulas de Educação Física Escolar para os futuros profissionais da área, são capazes de abordar a todos, quer tenham deficiência ou não. Relata-se ainda que não seja uma tarefa fácil devido a várias características inerentes, tais como: a visão deturpada acerca da deficiência, a falta de apoio da escola que por vezes não investe em material específico e a ausência de preparo do docente para ministrar aulas que desenvolvam as características de cada aluno.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/662
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WENDELL DIÓGENES GOIS_TCC.pdf340,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.