Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/642
Título: Saúde mental e a prática de atividade física de policiais militares: uma revisão sistemática
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Amorim, Lucas Carlota
Palavras-chave: Policial militar
Saúde mental
Atividade física
Data do documento: 26-Nov-2020
Citação: AMORIM, Lucas Carlota. Saúde mental e a prática de atividade física de policiais militares: uma revisão sistemática. 2020. 27f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os policiais militares, estão expostos a várias situações de risco na sua profissão, sobretudo a aspectos que atingem a sua saúde mental. A prática de atividades física aparece como uma estratégia com benefícios para a saúde de modo geral. Pensando nisso o trabalho teve como objetivo investigar na literatura a relação entre a saúde mental e a prática de atividade física dos policiais. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura através de pesquisa em base de dados eletrônicos: Pubmed, SciELO, EBSCO Host e MEDLINE. Os critérios de inclusão foram: estudos que abordassem a relação entre aspectos da saúde mental e a prática de atividade física dos policiais, publicações entre 2015 e 2020; escritas em português, inglês e espanhol; e estudos epidemiológicos observacionais (seccional, caso-controle e coorte). Os critérios de exclusão foram: os artigos que não se relacionava ao grupo de policiais militares, que não estivesse com acesso livre, que abordassem especificamente e apenas a saúde mental ou atividade física não buscando investigar relação entre estes elementos, e por fim estudos com baixa qualidade metodológica. Ao todo 6 artigos atendiam aos critérios da pesquisa. Os principais resultados apontam que manter um estilo de vida mais ativo, com práticas de atividade física na rotina pode auxiliar no alívio do estresse, diminuir os riscos de sintomas de adoecimento mental e de distúrbios musculoesqueléticos, e contribuir significativamente para a manutenção do bem-estar. Conclui-se que é válido o incentivo a prática de atividade física entre os policiais como uma estratégia para lidar com o estresse psicológico e proteger sua saúde mental.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/642
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS CARLOTA AMORIM_TCC.pdf318,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.