Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/627
Title: Aptidão física dos guardas municipais de fortaleza: fatores que influenciam em sua manutenção durante a carreira na instituição
Authors: Scipiao Junior, Lino Delcio Gonçalves
Barros, Diego Sousa
Keywords: Guarda municipal
Aptidão física
Exercício físico
Issue Date: 3-Dec-2020
Citation: BARROS, Diego Sousa. Aptidão física dos guardas municipais de fortaleza: fatores que influenciam em sua manutenção durante a carreira na instituição. 2020. 23f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Abstract: A Guarda Municipal de Fortaleza, órgão que tem como finalidade a proteção de bens, serviços e instalações e que atua na proteção dos direitos humanos, do exercício da cidadania e das liberdades previstas na Constituição Federal, presta um serviço de segurança pública dentro de seu respectivo município por meio de homens e mulheres nas modalidades a pé e motorizado em todo o território da capital. Para isso é necessário que estes servidores possuam uma boa aptidão física, condição essa necessária para o ingresso na instituição. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar quais fatores podem influenciar na aptidão física do Guarda Municipal durante a sua carreira. Para isso participaram da pesquisa 30 servidores do Grupo de Operações Especiais pertencente à instituição ingressos no ano de 2015 por meio da realização de um concurso público e que prestam serviço de patrulhamento nas ruas da metrópole. Mandado um link para todos os entrevistados por meio do aplicativo WhatsApp, os dados foram coletados através de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas formatadas e adicionadas no “formulários google” no período de 03 de agosto a 03 de setembro de 2020. Os resultados apontaram que os principais fatores elencados que influenciam na aptidão física dos entrevistados durante sua carreira são: a falta de horário específico para a prática de exercícios físicos no seu horário de trabalho e a prestação do serviço à população ser exaustiva tanto psicológica como fisicamente. Conclui-se que o objetivo central desta pesquisa foi alcançado por ouvir diretamente os servidores que estão na linha de frente prestando serviço à população ratificando o que o pesquisador tinha como suposição empírica sobre o assunto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/627
Appears in Collections:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO SOUSA BARROS_TCC.pdf657,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.