Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/620
Título: A percepção dos familiares sobre a educação fisica no tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista
Autor(es): Cunha, Raissa Forte Pires
Silva, Antonio Robson de Oliveira
Palavras-chave: Educação física
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Família
Data do documento: 30-Nov-2020
Citação: SILVA, Antônio Robson de Oliveira. A percepção dos familiares sobre a educação fisica no tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista. 2020. 35f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento muitas vezes causadas por distúrbios sensoriais. O objetivo geral dessa pesquisa é avaliar a percepção dos familiares de pessoas com TEA, acerca dos efeitos gerados pela atividade física acompanhada por profissional de educação física. De forma especifica este estudo pretende apontar quais os ganhos em relação à socialização; comunicação; atenção compartilhada; qualidade do sono; ansiedade; diminuição do stress; controle de peso, diminuição dos movimentos estereotipados, controle de frustração e diminuição de fármacos. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa quantitativa em forma de questionário, com familiares de pessoas com TEA, que praticam atividade física acompanhada por profissional de educação física a pelo menos seis (06) meses de forma contínua. Os resultados mostram que os familiares estão muito satisfeitos com a educação física no processo de tratamento, pois os relatos indicam que houve melhora significativa em nove (09) dos dez (10) aspectos da pesquisa. Conclui-se que para o grupo pesquisado a educação física é relevante no tratamento, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/620
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO ROBSON DE OLIVEIRA SILVA_TCC (1).pdf689,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.