Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/616
Título: | A prática do futebol como inclusão social na comunidade Beira Rio do município de Fortaleza/CE |
Autor(es): | Scipiao Junior, Lino Delcio Gonçalves Rodrigues, Alef Ferreira |
Palavras-chave: | Projeto Areninha Esporte Futebol Inclusão social |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Citação: | RODRIGUES, Alef Ferreira. A prática do futebol como inclusão social na comunidade Beira Rio do município de Fortaleza/CE. 2020. 33f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | O estudo sobre “a prática do futebol como inclusão social nas comunidades carentes do município de Fortaleza/CE” tem como objetivo analisar o impacto social, cultural, esportivo, na convivência e no lazer da comunidade como inclusão social a partir da requalificação e implantação do projeto Areninha no Conjunto Beira Rio. Tendo como gancho o projeto com as atividades que ali acontecem. Ele conta com a participação de pessoas que fazem uso do equipamento esportivo, moradores e outros envolvidos no bom uso e funcionamento da Areninha da Comunidade Beira Rio, promovendo a inclusão de jovens por meio da prática esportiva. A ideia do tema para pesquisa surgiu do autor, por ser o país do futebol, pela paixão pessoal pelo futebol e pela comunidade representar uma área carente de Fortaleza, que jamais perdeu a sua essência e sempre lutou por este espaço. Para atingirmos nosso objetivo, buscamos analisar os aspectos físicos, sociais e culturais do esporte, enfatizando ainda a importância do esporte no desenvolvimento de crianças e adolescentes nas comunidades carentes. Os resultados do estudo mostraram que as intervenções do Governo do Estado e das Prefeituras municipais combinadas de esporte e educação fazem à diferença. Primeiro por contribuir muito para a saúde dos jovens e, portanto, para o seu desenvolvimento. Além disso, envolvê-los com outros jovens em atividade positiva, ajudando-os a evitar problemas. Depois, por incentivar a concertação, motivação e outras habilidades de aprendizagem que ajudam tanto a sua educação e sua vida profissional e social. A partir do estudo pôde-se concluir que o impacto social de intervenções baseadas no esporte, aliado à educação como o Projeto Areninha importa não apenas para o esporte em si, mas por causa do que ele pode fazer para outras áreas da vida das pessoas envolvidas e da sociedade, onde a políticas públicas lutam para alcançar. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/616 |
Aparece nas coleções: | Educação Física Centro (B.el) - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALEF FERREIRA RODRIGUES_TCC.pdf | 579,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.