Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/615
Título: Atividade física na redução da fadiga decorrente do câncer de mama (CM) em mulheres: revisão sistemática
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Maia, Ailson Lima
Palavras-chave: Câncer de mama
Fadiga
Atividade física
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: MAIA, Ailson Lima. Atividade física na redução da fadiga decorrente do câncer de mama (CM) em mulheres: revisão sistemática. 2019. 23f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: O termo câncer, é usado para identificar um conjunto de mais de 100 patologias que têm como similaridade o aumento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Como características as mesmas dividem-se rapidamente, além de serem agressivas e incontroláveis, originando a formação de tumores, e espalhando-se para outras regiões do corpo como metástases. Dentre os mais variados efeitos colaterais, a fadiga decorrente da perda de força muscular está presente em todos os pacientes tratados. Vale ressaltar que a fadiga aqui mencionada e relacionada ao câncer é diferente da fadiga resultante de qualquer excesso físico ou mental. Assim sendo, o objeto de estudo deste trabalho se classifica como uma revisão sistemática, e teve como base os preceitos estabelecidos pelo modelo PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca nas seguintes bases de dados, a saber: Google Acadêmico, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIRENE-BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine (PUB-MED). Dos 10 trabalhos analisados quando a diminuição da fadiga decorrente do CM pela prática de uma atividade física, apenas 1 trabalho (10%) mencionou não ter diminuído a fadiga muscular, enquanto os demais 8 trabalhos (90%) apresentou diminuição da fadiga. Mediante ao que foi apresentado neste trabalho conclui-se que realmente a atividade física diminui a fadiga em mulheres com câncer de mama como também a mortalidade precoce.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/615
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AILSON LIMA MAIA_TCC.pdf555,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.