Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/612
Título: Conhecimento da puérpera primigesta em alojamento conjunto sobre aleitamento materno
Autor(es): Silva, Cristiana Ferreira da
Moraes, Lucas Levi de Souza
Silva, Paulo Mateus Veras da
Palavras-chave: Aleitamento materno
Alojamento conjunto
Enfermagem
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: MORAES, Lucas Levi de Souza; SILVA, Paulo Mateus Veras da. Conhecimento da puérpera primigesta em alojamento conjunto sobre aleitamento materno. 2020. 38f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: O aleitamento materno é a alimentação mais completa para o recém-nascido, possuindo todos os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento. Sendo recomendado, de forma exclusiva, até os seis meses de idade, o leite materno evita diversas doenças e reduz a mortalidade infantil. A prática do aleitamento materno além de poupar gastos com a saúde pode diminuir consideravelmente a ocorrência de doenças, possibilita benefícios econômicos também para as empresas, diminuindo a ausências das mães que trabalham. Apesar dos inúmeros benefícios encontrados no aleitamento materno, o desmame precoce é frequente. Sabe-se que conhecimento das mães sobre aleitamento materno influencia o início e a duração da lactação e estudos demonstraram que o período do aleitamento materno está abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento prévio das puérperas primigestas admitidas em alojamento conjunto sobre aleitamento materno. METODOLOGIA: Foi conduzido em unidade de alojamento conjunto em maternidade vinculada à Rede Cegonha. Incluiu variáveis relacionadas à identificação social, idade da mãe, estado civil, raça/cor, tipo de moradia, número de cômodos, renda mensal individual e familiar, status de trabalho, ocupação materna, realização de pré-natal, número de consultas pré-natal, local de realização do pré-natal e sobre o conhecimento prévio das puérperas em relação ao aleitamento materno. As respostas obtidas por meio da entrevista foram transcritas na íntegra e analisadas utilizando-se o referencial de Bardin. O projeto foi aprovado sob o parecer número 3.600.193 do Comitê de Ética em Pesquisa Centro Universitário Fametro. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos na pesquisa foram divididos em três eixos principais: o primeiro eixo destacou a ausência de informações acerca da amamentação mesmo diante das consultas de pré-natal. O segundo eixo fez menção às orientações recebidas pelas primigestas sobre amamentação. As entrevistadas receberam informações acerca das vantagens do aleitamento materno. O terceiro eixo abordado versou sobre a origem das informações recebidas pelas primigestas sobre a amamentação e foram oriundas da Estratégia de Saúde da Família, dos profissionais de saúde, da rede de apoio e da internet. CONCLUSÃO: Constatou-se que as primigestas têm conhecimento ainda que básico sobre a importância do aleitamento materno e sobre as vantagens para a criança desde o nascimento até a fase adulta. Ressalta-se que apesar da consulta de pré-natal ser considerada o momento propício para orientar sobre o aleitamento materno, algumas narrativas de puérperas primigestas revelam que elas não ouviram falar sobre a importância dessa prática de cuidado. Sugere-se que pesquisas futuras sejam conduzidas, utilizando outros procedimentos para proporcionar adesão à prática do cuidado: a amamentação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/612
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS LEVI DE SOUZA MORAES e PAULO MATEUS VERAS DA SILVA_TCC.pdf817,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.