Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/609
Título: Evidências científicas acerca das complicações ao binômio mãe-filho na gestação e parto
Autor(es): Moura, Denizielle de Jesus Moreira
Araujo, Joana Darc Menezes de
Batista, Agleilce Souto
Palavras-chave: Parto
Gestação
Complicações na gravidez
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: ARAÚJO, Joana Darc Menezes de; BATISTA, Agleilce Souto. Evidências científicas acerca das complicações ao binômio mãe-filho na gestação e parto. 2020. 35f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Presente artigo tem por finalidade descrever as evidências científicas disponíveis na literatura acerca das complicações ao binômio mãe-filho na gestação e parto. Método trata-se de revisão integrativa. A busca ocorreu nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na Base de Dados de Enfermagem (BDENF). A busca foi realizada no período de setembro a novembro de 2020. Para a seleção dos artigos foram considerados os seguintes critérios de inclusão: artigos completos, publicados no ano 2015 a 2020 que estejam disponíveis eletronicamente em língua portuguesa. Foram selecionados 17 artigos que atenderam aos critérios e objetivos propostos. Resultados encontrados nesta revisão optou-se pela organização dos artigos agrupados em duas categorias: categoria 1: complicações relacionadas a doenças pregressas, idade ou drogas ilícitas; Categorias 2: complicações relacionadas à gestação, parto e pós-parto. Considera-se o enfermeiro na atenção básica se torna uma peça fundamental na assistência de pré-natal, sendo suas condutas diretamente proporcionais à qualidade da assistência prestados gestantes que é necessário que ocorra melhoria das condições de saúde reprodutiva e as demandas no pré-natal, parto e puerpério de qualidade, controle social efetivo e a mobilização de gestores e profissionais de saúde na promoção de políticas públicas que alcancem a redução das complicações materna.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/609
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANA DARC MENEZES DE ARAÚJO e AGLEILCE SOUTO BATISTA_TCC.pdf494,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.