Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/606
Título: Caracterização de enfermeiros gerentes de unidades básicas de saúde de um município no nordeste brasileiro
Autor(es): Cabral, Riksberg Leite
Maia, Hilda Siqueira
Silva, Maria Valdirlene Alves da
Palavras-chave: Gerência
Unidade básica de saúde
Enfermagem
Data do documento: 14-Dez-2020
Citação: MAIA, Hilda Siqueira; SILVA, Maria Valdirlene Alves da. Caracterização de enfermeiros gerentes de unidades básicas de saúde de um município no nordeste brasileiro. 2020. 33f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A presente pesquisa é parte de um estudo que trata sobre a gerência de unidades básicas de saúde (UBS) em municípios do Ceará que buscou caracterizar o perfil dos enfermeiros gerentes. Neste recorte, o estudo trata dos enfermeiros que atuam no gerenciamento de UBS em um município localizado na região metropolitana de Fortaleza-Ceará. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa no qual foi aplicado questionário estruturado junto a 12 enfermeiros que atuam como gerentes que compuseram a amostra deste estudo. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística simples e descritiva sendo os achados apresentados em tabelas e discutidos a luz da literatura científica. O resultado apontou para um perfil de gerentes predominantemente do sexo feminino (91,66%), com idade entre 31 a 40 anos (66,68%), ocupando cargo de comissão (91,67%), que teve sua contratação por indicação do gestor (83,34%), com remuneração de 02 a 03 salários mínimos (91,66%), têm pós-graduação (75%), mas 58,33% não têm curso na área de gerenciamento de UBS nos últimos dois anos. Um dado que nos chama atenção é o fato de que 91,66% dos enfermeiros gerentes de UBS deste estudo também atuam como enfermeiros assistenciais na UBS onde atuam. Neste sentido, 90,91% admitiu que há alguma sobrecarga de trabalho ao acumular as funções gerencial e assistencial e 72,73% afirmou que a dupla função compromete seu desempenho gerencial. Conclui-se que, diante da complexidade da função gerencial de UBS, há que se investir na profissionalização da gestão desde a forma de contratação dos seus agentes, na sua formação gerencial, na melhoria da remuneração e questiona-se quanto à viabilidade no acúmulo da função gerencial à assistencial exercida por enfermeiros tendo em vista a sobrecarga e o déficit no seu desempenho.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/606
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HILDA SIQUEIRA MAIA e MARIA VALDIRLENE ALVES DA SILVA_TCC.pdf420,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.