Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/604
Título: Os desafios enfrentados por pais de crianças com autismo: revisão narrativa
Autor(es): Oliveira, Francisco Ariclene
Sousa, Francisca Patricia Ribeiro Lima
Costa, Katia Monteiro Maia da
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Família
Cuidadores
Desafios
Data do documento: 14-Dez-2020
Citação: SOUSA, Francisca Patrícia Ribeiro Lima; COSTA, Kátia Monteiro Maia da. Os desafios enfrentados por pais de crianças com autismo: revisão narrativa. 2020. 27f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: O trabalho aborda a questão do autismo, sabendo que muito pode ser feito, acreditando que a criança com autismo tem potencial para aprender, cabendo a todos os envolvidos não o deixar fora do convívio social. O estudo sobre o autismo trata-se de uma das poucas doenças que mais mobiliza o ser humano, e o difícil é acolher, amar e ajudar a desenvolver os potenciais dessa criança que requer tempo, paciência e interesse. No entanto, buscou-se nesta pesquisa entender o processo que envolve os desafios da família onde a integração é importante para ser adaptada da melhor forma. Objetivo: analisar a literatura brasileira sobre os desafios enfrentados por pais de criança com autismo. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura realizada em novembro e dezembro de 2020 nas bases de dados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), com vistas a responder a seguinte questão: Quais os desafios enfrentados por pais de criança com autismo? Os critérios de inclusão para a seleção dos artigos foram: os artigos originais na íntegra; publicados em português nos referidos bancos de dados. Os artigos foram publicados entre 2012 e 2019, todos na língua portuguesa, que abordaram assuntos relacionados ao tema. Resultados: Os resultados indicaram que o diagnóstico de TEA repercute nas famílias alterando na rotina, na dinâmica e nas relações familiares. Além de que as famílias por essa razão, se afastam do convívio social, centram-se na criança com autismo, vivenciam falta de apoio e dificuldade no acesso aos tratamentos, tem suas preocupações e perspectivas diferentes das de outras famílias, reconhecendo-se como famílias unidas que alternam entre tristeza e alegria e que investem na criança. Conclusão: Pôde-se constatar ao final da pesquisa que o autismo exerce forte influência na dinâmica familiar com sobrecarga dos cuidadores, normalmente da mãe.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/604
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA PATRÍCIA RIBEIRO LIMA SOUSA e KÁTIA MONTEIRO MAIA DA COSTA_TCC.pdf299,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.