Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/598
Título: Assistência de enfermagem na prevenção de lesão por pressão no idoso: uma revisão para a prática clínica
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Albuquerque, Cassia Samiles Cardoso
Candido, Joana Darc
Palavras-chave: Enfermagem
Prevenção
Lesão por pressão
Idoso institucionalizado
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: ALBUQUERQUE, Cássia Samiles Cardoso; CÂNDIDO, Joana Darc. Assistência de enfermagem na prevenção de lesão por pressão no idoso: uma revisão para a prática clínica. 2020. 46f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Lesão por Pressão (LPP) consiste em um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. Sendo os idosos as pessoas mais susceptíveis a desenvolver LPP, devido às próprias condições causadas pelo envelhecimento do corpo humano. Diante da magnitude do problema relacionado à ocorrência de LPP nos serviços de saúde, a prevenção tem sido apontada como o melhor caminho para minimizar o evento, com foco na utilização de protocolos e diretrizes baseadas em evidências, para tanto, torna-se necessária a consolidação de uma cultura organizacional que valorize a prevenção e promova o trabalho do enfermeiro. Esse estudo tem como objetivo geral: analisar os cuidados de enfermagem na prevenção de lesão por pressão no idoso evidenciado na literatura. Trata-se de uma Revisão Integrativa realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), com uma amostra de 25 artigos. Diante dos achados, o estudo pôde organizar os assuntos em quatro categorias temáticas, a destacar: 1) Cuidados Assistenciais para prevenção de LPP (10 artigos); 2) Cuidados Gerenciais para a prevenção de LPP (9 artigos); 3) Dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros na prevenção de LPP (3 artigos) e 4) Fatores preditores para a LPP (5 artigos). As ações assistenciais executadas por enfermeiros observadas na categoria 1 foram as mais expressivas, a destacar: utilizar camas e colchões especiais para redistribuir pressão, elevar a cabeceira da cama no máximo 30o, realizar a mudança de decúbito, usar forro móvel para mover ou transferir pacientes acamados, dentre outras. Concluiu-se que há uma necessidade primordialmente de conhecer os cuidados preventivos, e realizar uma assistência de qualidade embasadas em conhecimentos científicos e habilidades técnicas, além da sistematização dos cuidados assistenciais pela equipe de enfermagem voltadas as pessoas idosas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/598
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÁSSIA SAMILES CARDOSO ALBUQUERQUE JOANA DARC CÂNDIDO_TCC.pdf492,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.