Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/596
Título: Segurança no ambiente escolar e estratégias para prevenção de acidentes: reflexões a partir de uma revisão narrativa
Autor(es): Ferreira, Paulo Jorge de Oliveira
Araujo, Arthur Braga Oliveira
Araujo, Romulo de Souza
Palavras-chave: Primeiros socorros
Emergências
Saúde escolar
Educação em saúde
Promoção da saúde
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: ARAÚJO, Arthur Braga Oliveira; ARAÚJO, Rômulo de Souza. Segurança no ambiente escolar e estratégias para prevenção de acidentes: reflexões a partir de uma revisão narrativa. 2020. 39f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Segurança Humana abrange as dimensões da paz, desenvolvimento do ser humano e da segurança em todas as dimensões da sociedade como trabalho, escolas, lazer, no lar e em locais públicos. Dentre os eventos que possam comprometer a noção de segurança estão os acidentes que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se um acontecimento não-intencional, comumente levando a danos, ocorrendo independente da vontade humana, provocado por uma força extrínseca que atua rápida e inesperadamente, resultando em dano corporal e/ou mental. As causas externas na infância constituem a principal causa de morte em crianças, sendo responsável por cerca de 40% de todas as mortes infantis. Cerca de 950.000 óbitos de crianças e adolescentes ocorrem anualmente no planeta, resultados de acidentes ou violência, além de sequelas decorrentes de lesões não fatais. No Brasil foram registrados no ano de 2017 mais de três mil mortes de crianças e em 2018 mais de onze mil internações de crianças decorrentes de acidentes. Nesse contexto as crianças são um dos grupos de indivíduos que mais são vulneráveis ao ocorrido, principalmente dentro do ambiente escolar. O estudo tem como objetivo geral: Analisar a produção técnico-científica e legal sobre segurança no ambiente escolar e estratégias de prevenção de acidentes nas escolas. Trata-se de um estudo reflexivo sobre o tema segurança no ambiente escolar e estratégias de prevenção de acidentes, a partir de uma revisão narrativa da literatura. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados BVS e SciELO utilizando os descritores Primeiros Socorros; Emergências; Saúde Escolar;Educação em Saúde; Promoção da Saúde e na base de dados PubMED foi utilizado os descritores First Aid; Emergencies; School Health; Health Education; Health Promotion. Além de pesquisas nas redes de computadores existentes. Nos estudos realizados no Brasil e no exterior a problemática possui grande relevância epidemiológica e uma significativa prevalência e aumento de casos no decorrer dos anos. Porém, foi percebido que esse assunto é mais abordado em outros países do que propriamente aqui no Brasil, evidenciados pelos números de estudos e pesquisas realizadas. Outro ponto importante verificado através da revisão de literatura é que tanto no Brasil, como em outros países, existe um déficit de acompanhamento e a inexistência de uma tecnologia para acompanhamento e analise específicos sobre acidentes envolvendo crianças no ambiente escolar. O presente estudo contribui de forma positiva para a formação acadêmica e para a vida profissional enfermeiro, pois fornece de forma clara e detalhada dados e realidades em diferentes países e regiões do Brasil sobre segurança escolar e acidentes, subsidiando assim um pensamento crítico e ações voltados para o tema.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/596
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTHUR BRAGA OLIVEIRA ARAÚJO RÔMULO DE SOUZA ARAÚJO_TCC.pdf557,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.