Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/593
Título: Construção de um jogo educativo para prevenção de quedas em idosos institucionalizados
Autor(es): Nogueira, Antonio Adriano da Rocha
Oliveira, Antonia Katiane de
Silva, Francisca Gomes Moreira da
Palavras-chave: Enfermagem
Jogos recreativos
Acidente por queda
Centros comunitários para idosos
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: OLIVEIRA, Antonia Katiane de; SILVA, Francisca Gomes Moreira da. Construção de um jogo educativo para prevenção de quedas em idosos institucionalizados. 2020. 28f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A institucionalização favorece o risco de quedas, sendo esta, uma questão de saúde. Elas causam complicações ao indivíduo idoso, portanto é necessário trabalhar debilidades do corpo e da mente de forma lúdica contribuindo para a manutenção da saúde do idoso e reduzindo custos para o sistema de saúde e familiares. Acredita-se que este estudo contribuirá para a promoção da saúde do idoso, na prevenção de quedas através do trabalho corporal e cognitivo, se apresentando ainda como forma de facilitar a interação e convivência entre os indivíduos institucionalizados. Objetivou-se elaborar um jogo capaz de contribuir com a prevenção de quedas em idosos institucionalizados. Estudo do tipo metodológico voltado a construção de um jogo capaz de contribuir com a prevenção de quedas em idosos institucionalizados. Nos meses de janeiro a maio de 2020 realizadas buscas nas bases de dados BVS e Scielo de forma a construir conteúdo teórico para este estudo. Foi construído um jogo utilizando como base o dominó, já popularmente conhecido, onde foram realizadas adaptações em sua jogabilidade, criação de normas e instruções sobre como jogar. A temática central do jogo é quedas em idosos e para tanto foi realizada uma revisão de literatura nos estudos disponíveis. Acredita-se que utilização do jogo promova a reflexão dos idosos sobre a temática, bem como o aprendizado de medidas preventivas para o fenômeno das quedas. A proposta do jogo é trabalhar as capacidades cognitivas como memória, raciocínio lógico e atenção ao mesmo tempo que promove o autocuidado primariamente. Este estudo alcançou os objetivos propostos criando um jogo com aspecto lúdico e que proporciona a interação entre a população idosa institucionalizada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/593
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA KATIANE DE OLIVEIRA FRANCISCA GOMES MOREIRA DA SILVA_TCC.pdf484,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.