Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/586
Título: Cuidados de enfermagem às pessoas no pré, trans e pós-transplante de células-tronco hematopoéticas: evidências para a prática clínica
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Queiroz, Alda Edina Freire Oliveira
Oliveira, Jessica Pereira de
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Transplante
Células-tronco hematopoéticas
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: QUEIROZ, Alda Edina Freire Oliveira; OLIVEIRA, Jéssica Pereira de. Cuidados de enfermagem às pessoas no pré, trans e pós-transplante de células-tronco hematopoéticas: evidências para a prática clínica. 2020. 46f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) é um procedimento indicado para o tratamento de doenças hematológicas malignas e não malignas, herdadas ou adquiridas. É classificado em autólogo, alogênico (aparentado e não aparentado), haploidêntico e singênico. O procedimento é constituído pelas seguintes etapas: pré-transplante, TCTH em si, pós-imediato e tardio. Diante da complexidade dessa técnica terapêutica, bem como dos prejuízos biopsicossociais inerentes a ela, o estudo se propõe a relacionar o TCTH com a assistência de enfermagem instituída a pessoas submetidas a esse procedimento. O objetivo geral deste trabalho consiste em identificar, na literatura, os cuidados de enfermagem às pessoas no pré, trans e pós-transplante de células-tronco hematopoéticas. Trata-se de uma “Revisão Integrativa” realizada entre outubro e novembro de 2020, em Fortaleza-Ce. Para tanto, realizou- se um levantamento bibliográfico na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Biblioteca Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com uma amostra final de 18 artigos. A análise mostrou que os descritores “Cuidados de enfermagem” e “Transplante de células-tronco hematopoéticas” obtiveram a maior parte das publicações. A base LILACS compreendeu 10 artigos (55,6%), entre os quais, o periódico que teve maior destaque foi a Revista Brasileira de Enfermagem, com três publicações (16,3%). O ano que sobressaiu foi 2019, com quatro publicações (22,2%), e os métodos de pesquisa que predominaram foram os estudos descritivos, com oito (44,4%) publicações, com nível de evidência IV. Da análise, surgiram duas categorias temáticas, a destacar: 1) Cuidados assistenciais às pessoas no TCTH (55,6% - 10 artigos) e 2) Cuidados gerenciais às pessoas no TCTH (44,4% - 8 artigos). A categoria 1, abordou a importância dos cuidados de enfermagem realizados no “Dia Zero do TCTH”, considerado um dia específico, quando o enfermeiro deve deter conhecimentos relacionados ao processo de coleta e preparo das Células-Tronco Hematopoiética (CTH) e à compatibilidade do sistema ABO, além de estar preparado para prevenir, detectar e intervir precocemente em possíveis complicações ou reações adversas relacionadas ao procedimento de infusão das CTHs, dentre outros cuidados. Enquanto, na categoria 2, os cuidados gerenciais, por meio do uso de protocolos, foram muito abordados, pois estes contribuem com a variabilidade de ações visando à prevenção, identificação e intervenção precoce de complicações relacionadas à infusão de CTH, com o intuito de contribuir com a inovação do cuidado. Os achados do estudo apontam para a necessidade de pesquisas que abranjam a temática, tendo em vista a carência de estudos sobre o assunto em questão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/586
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALDA EDINA FREIRE OLIVEIRA QUEIROZ e JÉSSICA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC.pdf433,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.