Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/574
Título: Do processo à discriminação sociorracial: uma análise das dificuldades atinentes ao sistema de adoção no Brasil
Autor(es): Nobrega, Adriano Cesar Oliveira
Nascimento, Pamela de Fatima Vieira do
Palavras-chave: Adoção
Família adotiva
Convivência familiar
Preconceito
Data do documento: 16-Dez-2020
Citação: NASCIMENTO, Pamela de Fátima Vieira do. Do processo à discriminação sociorracial: uma análise das dificuldades atinentes ao sistema de adoção no Brasil. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo trata da análise do processo à discriminação sociorracial: uma análise das dificuldades atinentes ao sistema de adoção no brasil. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise das dificuldades que são atinentes ao sistema de adoção no Brasil, garantindo o melhor interesse da criança e do adolescente, priorizando sua segurança e os seus sentimentos ao ser introduzidos em um seio familiar. Utilizou-se, como metodologia, pesquisas bibliográficas que por meio de livros, pesquisas científicas, legislação e demais materiais disponibilizados em meio eletrônico. A adoção vem ganhando espaço no Brasil, mas ainda é encontrado muito preconceito, e em consequência disso, existe um número bastante elevado de crianças e adolescentes nos abrigos na espera de ser adotado por uma família lhe dando afeto e cuidado, a maioria delas sendo de cor negra, possuindo algum tipo de deficiência e com idade já avançada. Inicialmente, buscou-se apresentar de forma breve a história da adoção, seu conceito, logo após explorar o instituto da adoção no Brasil, explicando alguns de seus objetivos, qual percurso deve seguir para adotar uma criança, quais são suas dificuldades enfrentadas no decorrer do processo, analisando a adoção inter-racial e seus entraves. Foram também abordadas algumas formas de discriminação que ainda existem por meio da população e as dificuldades enfrentadas no decorrer desse processo da adoção no Brasil, concluindo-se, ao final, que o racismo estrutural ainda é um dos principais entraves para a existência da grande quantidade de crianças não adotadas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/574
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAMELA DE FÁTIMA VIEIRA DO NASCIMENTO_TCC.pdf544,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.