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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/569
Título: | Desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino do Brasil |
Autor(es): | Souza, Rogerio Silva e Aguiar, Maria Aurineide Pires de Araujo |
Palavras-chave: | Direito constitucional Educação especial Educação inclusiva Políticas públicas Aprendizagem |
Data do documento: | 15-Dez-2020 |
Citação: | AGUIAR, Maria Aurineide Pires de Araújo. Desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino do Brasil. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Trata -se dos desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino no Brasil e das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, tendo como objetivo, identificar com fulcro no ordenamento jurídico brasileiro os movimentos sociais em defesa da inclusão; analisar as políticas públicas que favoreceram a instituição da educação especial, destacar os desafios e avanços da inclusão da pessoa com deficiência no sistema regular de ensino no Brasil mediante às mudanças ocorridas na legislação, desmistificando o potencial das pessoas ditas “normais” e “diferentes”, por intermédio da realização de pesquisa do tipo bibliográfica e abordagem livre e exploratória, visto que as políticas voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência percorrerem diversas épocas e possuíram profundas práticas excludentes e segregadoras, contudo, atualmente, vêm evidenciando avanços e conquistas enquanto fruto das batalhas enfrentadas, todos permeados, pela luta, estudos, redimensionamentos e campanhas para obtenção de leis menos excludente e mais inclusivas. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/569 |
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