Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/569
Título: Desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino do Brasil
Autor(es): Souza, Rogerio Silva e
Aguiar, Maria Aurineide Pires de Araujo
Palavras-chave: Direito constitucional
Educação especial
Educação inclusiva
Políticas públicas
Aprendizagem
Data do documento: 15-Dez-2020
Citação: AGUIAR, Maria Aurineide Pires de Araújo. Desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino do Brasil. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Trata -se dos desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino no Brasil e das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, tendo como objetivo, identificar com fulcro no ordenamento jurídico brasileiro os movimentos sociais em defesa da inclusão; analisar as políticas públicas que favoreceram a instituição da educação especial, destacar os desafios e avanços da inclusão da pessoa com deficiência no sistema regular de ensino no Brasil mediante às mudanças ocorridas na legislação, desmistificando o potencial das pessoas ditas “normais” e “diferentes”, por intermédio da realização de pesquisa do tipo bibliográfica e abordagem livre e exploratória, visto que as políticas voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência percorrerem diversas épocas e possuíram profundas práticas excludentes e segregadoras, contudo, atualmente, vêm evidenciando avanços e conquistas enquanto fruto das batalhas enfrentadas, todos permeados, pela luta, estudos, redimensionamentos e campanhas para obtenção de leis menos excludente e mais inclusivas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/569
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA AURINEIDE PIRES DE ARAÚJO AGUIAR_TCC.pdf292,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.