Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/569
Title: | Desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino do Brasil |
Authors: | Souza, Rogerio Silva e Aguiar, Maria Aurineide Pires de Araujo |
Keywords: | Direito constitucional Educação especial Educação inclusiva Políticas públicas Aprendizagem |
Issue Date: | 15-Dec-2020 |
Citation: | AGUIAR, Maria Aurineide Pires de Araújo. Desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino do Brasil. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. |
Abstract: | Trata -se dos desafios e avanços da inclusão no sistema regular de ensino no Brasil e das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, tendo como objetivo, identificar com fulcro no ordenamento jurídico brasileiro os movimentos sociais em defesa da inclusão; analisar as políticas públicas que favoreceram a instituição da educação especial, destacar os desafios e avanços da inclusão da pessoa com deficiência no sistema regular de ensino no Brasil mediante às mudanças ocorridas na legislação, desmistificando o potencial das pessoas ditas “normais” e “diferentes”, por intermédio da realização de pesquisa do tipo bibliográfica e abordagem livre e exploratória, visto que as políticas voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência percorrerem diversas épocas e possuíram profundas práticas excludentes e segregadoras, contudo, atualmente, vêm evidenciando avanços e conquistas enquanto fruto das batalhas enfrentadas, todos permeados, pela luta, estudos, redimensionamentos e campanhas para obtenção de leis menos excludente e mais inclusivas. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/569 |
Appears in Collections: | Direito Centro - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA AURINEIDE PIRES DE ARAÚJO AGUIAR_TCC.pdf | 292,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.