Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/562
Título: A comunidade latino-americana de nações frente a soberania nacional: uma teoria crítica da democracia como instrumento de superação
Autor(es): Coutinho, Alisson Costa
Oliveira Junior, Joao Luzeilton de
Palavras-chave: Eficácia
Soberania
Democracia
Novo constitucionalismo latino-americano
Integração latino-americana
Data do documento: 16-Dez-2020
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, João Luzeilton de. A comunidade latino-americana de nações frente a soberania nacional: uma teoria crítica da democracia como instrumento de superação. 2020. 28f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O texto investiga a norma constitucional brasileira referente à integração e formação da comunidade latino-americana de nações no contexto econômico, político, social e cultural, partindo-se da demonstração da eficácia plena e aplicabilidade imediata desta norma e da sua posição de princípio fundamental da República na Constituição Federal de 1988. Para tanto, explicitou-se que soberania nacional do Estado brasileiro deve ser relativizada por experiências de uma democracia crítica e intensa que permita reconhecer a realidade plural dos países da América Latina para formação daquela comunidade. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica através de livros, publicações em revistas científicas, trabalhos monográficos, dissertações e teses. Atingiu-se que a emergência das experiências daquela democracia intensa servirá para reposicionar a soberania nacional do Estado brasileiro -descaracterizando-a no seu caráter absoluto -, com a finalidade de apreender a contribuição de outros países, reconhecendo a semelhança das condições sociais e, desta maneira, iluminar a comunidade latino-americana de nações.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/562
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO LUZEILTON DE OLIVEIRA JÚNIOR_TCC.pdf249,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.