Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/559
Título: A inteligência artificial e os seus impactos no mundo do trabalho
Autor(es): Rayol, Rayane Araujo Castelo Branco
Araujo, Fabia Melo de
Palavras-chave: Quarta revolução industrial
Inteligência artificial
Relação trabalhista
Proteção ao trabalhador
Direito fundamental
Data do documento: 15-Dez-2020
Citação: ARAÚJO, Fábia Melo de. A inteligência artificial e os seus impactos no mundo do trabalho. 2020. 37f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O mundo está passando por diversas transformações devido ao avanço tecnológico trazido pelas revoluções industriais. A Indústria 4.0, também denominada de quarta revolução industrial, cujo principal componente é a introdução de tecnologias de internet na indústria, traz um mundo em que os sistemas virtuais e físicos se comunicam entre si na busca de inovações tecnológicas, em especial, da inteligência artificial (IA). O presente trabalho tem como escopo analisar os avanços tecnológicos e a presença marcante da Inteligência Artificial no meio ambiente do trabalho, bem como no futuro do trabalho. Nesse sentido, busca exemplificar seus aspectos negativos, com fundamento na ameaça à substituição da mão de obra humana nos próximos anos e, no tocante aos aspectos positivos, no auxílio das máquinas inteligentes para o desenvolvimento do meio ambiente do trabalho, no que diz respeito na maior agilidade e eficácia na realização das tarefas, bem como no possível surgimento de novos postos de trabalho, desde que tenham a participação de entidades estatais vinculadas à proteção dos direitos fundamentais do trabalhador. Busca-se ainda identificar os empregos de maior risco a serem extintos pela IA. Deste modo, apresentam-se possíveis alternativas de soluções para esta problemática, como a criação de programas de capacitação e requalificação de mão de obra para evitar que o trabalhador se torne vítima do desemprego estrutural e, em caso de dispensa, seja readmitido pelo mercado de trabalho, evitando assim que o obreiro fique desprotegido e desamparado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/559
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁBIA MELO DE ARAÚJO_TCC.pdf573,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.