Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/555
Título: Aspectos criminológicos da mente perigosa: psicopata
Autor(es): Lavor, Isabelle Lucena
Alves, Debora Batista
Palavras-chave: Psicopatia
Criminologia
Execução penal
Data do documento: 14-Dez-2020
Citação: ALVES, Débora Batista. Aspectos criminológicos da mente perigosa: psicopata. 2020. 23f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente artigo visa demostrar o impacto causado pelo psicopata na sociedade, especialmente no sistema carcerário brasileiro. Para tal, apresenta, através das pesquisas, o conceito e as principais características, frisando o criminoso com perfil psicopático. Em seguida, discorre acerca da importância da criminológica, enfatizando o papel do exame criminológico e como é exposto na legislação brasileira. Por fim, destaca a questão da aplicação da sanção penal e sua efetividade. Foram utilizadas literaturas de diversas áreas do conhecimento, como psicologia, direito e criminologia, em contraste com a lei propriamente dita. A técnica de pesquisa foi a bibliográfica, partindo da doutrina jurídica, livros, artigos e leis, utilizada para a realização do artigo, reforçando o método quantitativo e estatístico como base para o levantamento dos dados apresentados. Nesse sentido, concluiu-se que, apesar da existência de sanção penal aplicada àquele com personalidade psicopática, qual seja, é preciso julgar algumas ponderações quanto à importância da criminologia clínica enquanto relevante aliada à punibilidade desses indivíduos, uma vez que é necessário compreender seus impulsos criminosos, para, quem sabe, prevenir uma possível reincidência.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/555
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA BATISTA ALVES_TCC.pdf406,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.