Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/538
Título: Nível de evidenciação do ativo estoque aos critérios de divulgação estabelecidos pelo CPC 16 – estoques (R1) no setor da saúde das empresas listadas na B3
Autor(es): Alcantara, Daniel Angelim de
Silva, Alexandre Queiroz da
Lima, Caroline Duarte
Palavras-chave: Conformidade
Divulgação
Estoques
CPC 16
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: SILVA, Alexandre Queiroz da; LIMA, Caroline Duarte. Nível de evidenciação do ativo estoque aos critérios de divulgação estabelecidos pelo CPC 16 – estoques (R1) no setor da saúde das empresas listadas na B3. 2020. 32f. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral, analisar e verificar o índice de conformidade das Demonstrações Financeiras, no que tange à divulgação dos estoques, das empresas do setor da saúde listadas na BM&FBOVESPA (B3), com o que rege o Pronunciamento Contábil CPC 16 (R1) - Estoques, nos anos de 2015 a 2019. A elaboração do tema justifica-se pela importância da divulgação de informações com clareza e veracidade, pois influenciam diretamente na tomada de decisão das gestões das empresas. Atrelado a isto, a escolha do setor deu-se pelo mesmo estar mundialmente em evidencia, com a presente pesquisa podendo servir de base em futuros estudos do setor. Ademais, a classificação da pesquisa pode ser tratada com a finalidade básica estratégica, possuindo o seu objetivo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa de método dedutivo, com o procedimento bibliográfico. Diante das análises, foi possível concluir que as empresas que apresentaram o maior nível de conformidade foram a PROFARMA S.A e BIOTOSCANA S.A, com um índice de 80%. Também foi possível verificar que o subsetor de Comércio e Distribuição apresentou o maior nível de conformidade, com 76%. Em relação aos quesitos, os mais evidenciados foram os “A”, “B” e “D” com 100%, o com menor percentual foi o quesito “H”, que não foi evidenciado por nenhuma das empresas analisadas. O estudo concluiu que as empresas possuem percentuais de conformidade positivos e que atendem às necessidades dos administradores e investidores, visto que em suas Notas Explicativas, as organizações destacaram evidenciar as informações mais relevantes para sua gestão, e somente elas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/538
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE QUEIROZ DA SILVA e CAROLINE DUARTE LIMA_TCC.pdf425,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.