Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/524
Título: Empresas no processo de incubação: um estudo sobre a percepção de gestores de incubadoras cearense
Autor(es): Chagas, Ana Carla Cavalcante das
Silva, Fernanda Monteiro da
Palavras-chave: Empreendedorismo
Inovação
Incubadoras de empresas
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: SILVA, Fernanda Monteiro da. Empresas no processo de incubação: um estudo sobre a percepção de gestores de incubadoras cearense. 2020. 26f. Artigo (Graduação em Administração) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Diante de uma situação de crise econômica e diminuição das vagas de emprego, o empreendedorismo tem se mostrado como uma alternativa para muitos brasileiros. Contudo, a criação de um novo negócio não é uma tarefa simples e, por isso, existem as incubadoras de empresas para auxiliar os empreendedores iniciantes. Nesse contexto, o presente trabalho busca responder à seguinte questão: qual a percepção dos gestores de incubadoras sobre as empresas que estão em processo de incubação? O objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma investigação de qual é a visão que os gestores de incubadoras do Estado do Ceará possuem sobre as empresas incubadas. Para isso, foram realizadas entrevistas com três gestores de incubadoras cearenses. Inicialmente, revisou-se a parte da bibliografia sobre a temática do trabalho, tratando do empreendedorismo, da inovação e das incubadoras. Em seguida, foi possível analisar as entrevistas feitas com os gestores, os quais destacaram, dentre outras coisas, os principais fatores que levam ao sucesso de uma empresa incubada e as principais dificuldades que elas passam. Ao final do trabalho, conclui-se que os gestores de incubadoras cearenses consideram que a dedicação da equipe e a capacidade da empresa para resolver um problema real das pessoas, são fundamentais para o sucesso de uma empresa incubada. Além disso, ambos consideraram que o que leva o processo de incubação a ser mais lento é a falta de recursos ou de planejamento da incubadora em relação à execução de suas atividades.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/524
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA MONTEIRO DA SILVA_TCC.pdf358,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.