Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/515
Título: Gestão de segurança do trabalho como intensificadora na produtividade e preservação da integridade dos funcionários de uma indústria têxtil
Autor(es): Araujo, Karla Lucia Batista
Holanda, Samia Pimentel
Palavras-chave: Método OWAS
Análise ergonômica do trabalho
Questionário nórdico
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: HOLANDA, Sâmia Pimentel. Gestão de segurança do trabalho como intensificadora na produtividade e preservação da integridade dos funcionários de uma indústria têxtil. 2020. 53f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2020.
Resumo: Por vários anos, a atenção das organizações permaneceu voltada apenaspara o quesito financeiro, muitas negligenciando o assunto referente à segurança, conforto e qualidade de vida do trabalhador. Contudo, atualmente esses fatores estão sendo alteradas, muitas organizações tomam ações em favor do trabalhador, visto o crescente número de doenças ocupacionais, em especial as LER/DORT. Que estão ligada diretamente ao declínio do desempenho da função do operador, inclusive aumento no número de absenteísmo. Diante do apresentado, o objetivo geral do trabalho foi identificar e analisar no setor de conicaleira da organização, fatores de riscos que possam estar acarretando danos a integridade dos funcionários e em consequência diminuindo a produtividade, devido ao alto absenteísmo. Visando o aumento da produtividade e a preservação da integridade dos funcionários de uma indústria têxtil. No processo investigativo metodológico, foram utilizadas observações de documentos legais e verificação de indicadores de absenteísmo, além, da análise ergonômica do trabalho auxiliada pela aplicação do método OWAS (uma avaliação postural) e Questionário Nórdico junto aos funcionários (21 operadores de conicaleira). Pela análise dos dados, verificou-se que o alto número de ausências ao trabalho nesta função, deve-se por doenças osteomusculares que os funcionários vêm adquirindo ao logo da sua vida laboral. Acredita-se, que os resultados extraídos desta pesquisa podem servir como recomendações e sugestões a organização, visando à melhoria do bem-estar e saúde do trabalhador, em contrapartida o aumento da produtividade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/515
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÂMIA PIMENTEL HOLANDA_TCC.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.