Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/511
Título: Estudo e adaptação dos conceitos da TPM –Manutenção Produtiva Total – como metodologia para integrar manutenção e produção na área têxtil
Autor(es): Morais, Francisco Hedler Barreto de Lima
Gomes, Jose Valcine
Palavras-chave: TPM
Motivação
Comunicação
Data do documento: 3-Jun-2020
Citação: GOMES, José Valcine. Estudo e adaptação dos conceitos da TPM –Manutenção Produtiva Total – como metodologia para integrar manutenção e produção na área têxtil. 2020. 41f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2020.
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de demonstrar a importância da integração da manutenção e produção com o foco na TPM e sua implementação em um estudo de caso em uma indústria têxtil. Mostrar que, quando inserida de forma correta, traz benefícios de produtividade, disponibilidade de equipamento, qualidade do produto e maior segurança para os funcionários. Para isso foi realizado treinamento com todos os integrantes da manutenção e produção. O comprometimento, engajamento e motivação faz parte de um dos propósitos para se conseguir um resultado satisfatório, pontos onde foram focados com primordial para conseguir trabalhar a equipe. A comunicação direta entre manutenção e área produtiva em busca de melhorias conjuntas influencia diretamente no funcionamento do maquinário, melhorando assim a eficiência e garantindo a qualidade do produto através da atuação e conhecimento aplicados de ferramentas onde até então era desconhecida pela área de atuação. Como resultado, para que se tenha sucesso na implementação, é necessário que todos os níveis da empresa participem da manutenção e produção, com disposição de recursos, gestão e operação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/511
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ VALCINE GOMES_TCC.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.