Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/504
Título: O aperfeiçoamento do TPM em setores industriais do estado do ceara: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Oliveira, Tulio Italo da Silva
Reis, Cicero Lidiano Felicio dos
Palavras-chave: Indústria
TPM
Redução de custos
Manutenção
Engenharia de Produção
Data do documento: 11-Jun-2020
Citação: REIS, Cícero Lidiano Felício dos. O aperfeiçoamento do TPM em setores industriais do estado do ceara: uma revisão bibliográfica. 2020. 43f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2020.
Resumo: Este estudo verificou a aplicabilidade da metodologia TPM nos setores industriais do estado do Ceara. Apresenta uma revisão bibliográfica da atividade de manutenção, destacando as modernas e diferentes formas de sua atuação. Também se realizou a descrição da configuração de um setor de produção na indústria em questão, detalhando a unidade observada nos aspectos relacionados à operação, manutenção e principais melhorias observadas. Assim são feitas sugestões para implementação da metodologia, com base na teoria exposta e na situação encontrada. Por meio da proposta de implementação exposta, pode-se concluir que a metodologia tem forte potencial de viabilizar ganhos para a empresa, através da redução dos custos de manutenção e do número de quebras dos equipamentos. Para atingir esse fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. A TPM é um conjunto de atividades cujo compromisso está voltado para os resultados positivos dentro de uma empresa ou indústria independente do seu segmento, que tenha interesse em atingir a máxima eficácia do seu sistema de produção e assim elevar ao máximo o ciclo de vida útil dos equipamentos utilizando todos os seus recursos existentes, tendo como objetivo principal a perda zero. É imprescindível elaborar cuidadosamente os fundamentos para um programa TPM bem-sucedido. Daí a importância da formação de uma boa equipe multidisciplinar capaz de pensar e agir de forma adequada durante todo o processo produtivo. O cenário atual extremamente competitivo faz com que as empresas tenham uma busca constante de melhoria de seus processos. As empresas industriais, em particular, precisam garantir uma performance acima dos concorrentes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/504
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÍCERO LIDIANO FELÍCIO DOS REIS TCC.pdf613,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.