Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/496
Título: Adoecimentos decorrentes do trabalho e o uso de substâncias psicoativas
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Costa, Elayne Kristiny de Castro
Santos, Larisse Maria Lourenço dos
Palavras-chave: Doença
Drogas
Síndrome de Burnout
Trabalho
Data do documento: 26-Ago-2020
Citação: COSTA, Elayne Kristiny de Castro; SANTOS, Larisse Maria Lourenço dos. Adoecimentos decorrentes do trabalho e o uso de substâncias psicoativas. 2020. 27f. Artigo (Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A pesquisa aqui exposta esboça um fenômeno social contemporâneo – o trabalho, com suas peculiaridades que variam desde o meio organizacional às exigências comuns de atendimento ao mercado, da concorrência interna – intergrupal e externa, à massificação de condutas e comportamentos, a depender do papel desempenhado de cada ator social no contexto do mundo do trabalho. A relevância do assunto abordado explica o interesse pelo tema; no entanto, nosso foco guarda relação com o reverso, na medida em que temos como centralidade o adoecimento do trabalhador e ainda no uso de substâncias psicoativas, incluindo o álcool e outras drogas. Como é cediço, há desigualdades com vulnerabilidades previamente reconhecidas na condição do trabalhador, que tem respaldo em lei específica, apesar da flexibilização experimentada recentemente no tocante aos direitos positivados na CLT. É dentro dessa perspectiva que se dão os conflitos, somados aos aspectos subjetivos de cada sujeito, aliado às responsabilidades da vida cotidiana, muitas vezes relegadas, à despeito de todo esforço do trabalhador. Tal condição eclode na forma de transtornos, trazendo consequências individuais e coletivas, abrindo elo para atuação das ciências sociais, como é o caso da saúde na vertente da psicologia organizacional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/496
Aparece nas coleções:Psicologia Organizacional e do Trabalho Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAYNE KRISTINY DE CASTRO COSTA e LARISSE MARIA LOURENÇO DOS SANTOS_TCC.pdf425,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.