Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/474
Título: Atividades de enfermagem junto aos recém-nascidos filhos de pais dependentes químicos: revisão integrativa
Autor(es): Magalhaes, Fernanda Jorge
Maia, Kaline Marques da Silva
Aragao, Patrícia Azevedo de Castro Frota
Palavras-chave: Recém-nascidos
Drogas ilegais
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 28-Mai-2020
Citação: MAIA, Kaline Marques da Silva; ARAGÃO, Patrícia Azevêdo de Castro Frota. Atividades de enfermagem junto aos recém-nascidos filhos de pais dependentes químicos: revisão integrativa. 2020. 18f. Artigo (Especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Objetivo: Identificar nas evidências científicas os cuidados de enfermagem realizadas junto ao recém-nascido (RN) filho de pais com dependência química. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica realizada no período de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, nas bases de dados PubMed, CINAHL, MEDLINE, Scopus, LILACS e SciELO, as quais foram acessadas via site do Portal de Periódicos da Capes. Os descritores utilizados nas buscas nas referidas bases foram: newborn (recém-nascido), illegal drugs (drogas ilegais) e nursing care (cuidados de enfermagem). A população do estudo foi de 77 artigos, aos quais foram aplicados critérios de inclusão correspondendo a pesquisas que respondam à questão norteadora publicados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, bem como critérios de exclusão como trabalhos que não possuem acesso ao texto completo, estudos repetidos, encontrados em mais de uma base de dados e estudos de revisão, e pesquisas que não foram realizadas em cenários hospitalares ou clínicos, os quais, por conseguinte, resultaram em uma amostra final de sete artigos. A amostra foi analisada por meio de análise por conteúdo e conforme as evidências metodológicas e procedimentos de enfermagem realizados em RN de pais com dependência química. Ademais, foram respeitados os aspectos éticos da Resolução 510/2016. Resultados: Foram identificados diversos tipos de atividades de enfermagem realizadas junto ao RN de pais com dependência química, destacando-se o acompanhamento domiciliar dirigido por enfermeiros, o uso de tratamento não farmacológico acompanhado de técnicas de enfermagem e a realização de massagem infantil para diminuir os sintomas de estresse da díade mãe-bebê. As abordagens utilizadas apresentaram sucesso na melhoria da saúde do RN e na relação de interação deste com a mãe. Conclusão: A pesquisa revelou a necessidade de maior realização de estudos e publicações que abordem a temática, tendo em vista tanto a contribuição para a área de enfermagem, como, também, para o bom tratamento desses pacientes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/474
Aparece nas coleções:Enfermagem Pediátrica e Neonatal Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KALINE MARQUES DA SILVA MAIA e PATRÍCIA AZEVÊDO DE CASTRO FROTA ARAGÃO_TCC.pdf532,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.