Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/466
Título: Lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos em unidade de terapia intensiva: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Silva, Ana Carolina de Oliveira e
Soares, Eveline Thomaz Moura Santos de Vasconcelos
Barros, Rafaelle Veras
Palavras-chave: Lesão por pressão
Equipamentos médicos
Cuidados críticos
Data do documento: 25-Jul-2020
Citação: SOARES, Eveline Thomaz Moura Santos de Vasconcelos; BARROS, Rafaelle Veras. Lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos em unidade de terapia intensiva: revisão integrativa da literatura. 2020. 26f. Artigo (Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As Lesões por Pressão relacionadas a dispositivos médicos (LPP RDM) são aquelas oriundas da utilização de dispositivos com fins diagnósticos e/ou terapêuticos, amplamente utilizados em unidades de terapia intensiva, que por suas características de inserção e permanência associadas à condição de saúde do indivíduo, elevam o risco de desenvolvimento desse tipo de lesão que surgem geralmente em áreas de proeminências ósseas ou em mucosas. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as evidências científicas acerca da ocorrência e prevenção das LPP RDM em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases: LILACS, PUBMED e SCIELO. Foram utilizados os termos “lesão por pressão”, “terapia intensiva” e “dispositivos médicos”, sendo incluídas no estudo as publicações que estavam em formato de artigo científico; em português, inglês, espanhol ou coreano, disponíveis na íntegra de forma gratuita e publicadas entre 2014 e 2019. Foram encontrados 40 artigos, porém, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados seis publicações para compor o estudo. Os anos de 2014 e 2019 destacam-se pela maior quantidade de publicações sobre o tema. Os dispositivos que mais foram mencionados como associados a LPP RDM foram as sondas nasogástrica e vesical, o tubo orotraqueal, o cateter nasal de oxigenoterapia, a máscara de ventilação não-invasiva e o oxímetro de pulso. Encontrou-se em algumas pesquisas que, idosos do sexo masculino foram maioria entre acometidos por lesões. Estas lesões acometem principalmente pacientes em unidades de terapia intensiva e pós-cirúrgicos. As principais medidas de prevenção estão relacionadas a inspeção e cuidados com a pele do paciente, ao uso adequado dos dispositivos, ações interdisciplinares e treinamento para a equipe de enfermagem e demais membros da equipe de saúde sobre o tema. Assim, foi possível entender que LPP, são um problema de saúde pública totalmente passível de prevenção, quando tratadas e prevenidas de forma correta. E a assistência da equipe de enfermagem, tem um grande impacto frente à lesão por pressão em pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/466
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVELINE THOMAZ MOURA SANTOS DE VASCONCELOS SOARES e RAFAELLE VERAS BARROS_TCC.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.