Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/458
Título: Redução de danos e projeto cuida: um exercício de análise sobre as trabalhadoras do sexo da Barra do Ceará
Autor(es): Duarte, Aline Gadelha de Almeida
Rocha, Ysmael de Jesus da
Palavras-chave: Redução de danos
Projeto Cuida
Trabalhadoras do sexo
Estratégia de cuidados
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: ROCHA, Ysmael de Jesus da. Redução de danos e projeto cuida: um exercício de análise sobre as trabalhadoras do sexo da Barra do Ceará. 2020. 51f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A redução de danos é uma prática de cuidado bastante inserta no contexto das drogas, a qual detém o propósito de se inclinar às possibilidades de efetuar cuidado ao usuário de droga, sem que o mesmo deseje descartar o uso desta. Relativo a literaturas, a redução de danos passa a ser visualizada como prática de cuidado no século XX, e, ainda hoje, ela permanece nos moldes dos cuidados em saúde. Em conjunturas mais contemporâneas, um dos exemplos em que se pode visualizar a redução de danos em exercício, é através de uma política pública de juventude e direitos humanos da Prefeitura de Fortaleza, localizada na Barra do Ceará; tal política pública é denominada como Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA). O CUCA possui iniciativas voltadas ao âmbito da saúde, e uma destas é o projeto Cuida. O projeto Cuida realiza suas ações através da redução de danos como fator norteador de seu trabalho, e possui o propósito de operar cuidados em saúde ao público da prostituição feminina na região da Barra do Ceará. Adjunto ao CUCA, as ações do Cuida são efetivadas também por profissionais do Posto de Saúde Lineu Jucá (também presente no território da Barra do Ceará), em conjunto do Núcleo de Estudos sobre Drogas da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa em questão se trata de analisar as estratégias de cuidado vinculadas à redução de danos, realizadas com o público das trabalhadoras do sexo da Barra do Ceará. O procedimento metodológico adotado consiste num estudo de natureza qualitativa, do tipo de pesquisa bibliográfica sistemática. O trabalho desnuda as potencialidades presentes na operacionalização das estratégias de cuidado efetivadas pelo projeto Cuida, dado que o exercício dessas ações integra facetas que promovem a ampliação da vida dos utentes do serviço.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/458
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YSMAEL DE JESUS DA ROCHA TCC.pdf686,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.