Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/456
Título: Acompanhamento dos pacientes de cirurgia bariátrica no ambiente hospitalar: um relato de experiência
Autor(es): Ferreira, Ticiana Siqueira
Lopes, Tamila Micaelly de Oliveira
Palavras-chave: Problemas psicológicos
Cirurgia bariátrica
Avaliação psicológica
Ambiente hospitalar
Data do documento: 26-Jun-2020
Citação: LOPES, Tâmila Micaelly de Oliveira. Acompanhamento dos pacientes de cirurgia bariátrica no ambiente hospitalar: um relato de experiência. 2020. 26f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO. A cirurgia Bariátrica é um procedimento bem complexo, onde o paciente precisa conhecer como se realiza o processo e quais os riscos e benefícios que poderão adquirir. OBJETIVO. O objetivo do presente estudo foi fazer um relato de experiência vivenciada pela pesquisadora enquanto estagiária de Psicologia da Equipe de Cirurgia Bariátrica. Para tanto, descreveu-se as etapas da avaliação psicológica dos pacientes destinados a cirurgia bariátrica, e como se dá o acompanhamento psicológico dos pacientes de cirurgia bariátrica no ambiente hospitalar, identificando-se as principais dificuldades relatadas pelos os pacientes. METODOLOGIA. Este estudo baseou-se no método de relato de experiência. CONCLUSÃO. A avaliação do Psicólogo busca investigar o comportamento alimentar do paciente, avaliando sintomas e níveis de ansiedade, compulsão alimentar e depressão, buscando compreender como foram as tentativas anteriores de perda de peso, a postura da família, por que o paciente quer emagrecer, como a obesidade interfere em sua vida e ao que o paciente atribui a causa de sua obesidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/456
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÂMILA MICAELLY DE OLIVEIRA LOPES TCC.pdf258,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.