Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/445
Título: Implicações de normas familiares no desenvolvimento da adolescência
Autor(es): Feitosa, Maria Zelfa de Souza
Sousa, Maria Conceiçao de
Palavras-chave: Normas familiares
Regras familiares
Desenvolvimento da adolescência
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: SOUSA, Maria Conceição de. Implicações de normas familiares no desenvolvimento da adolescência. 34f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica integrativa das implicações das normas familiares para o desenvolvimento do adolescente, explorando como as normas familiares se estabelecem na adolescência e identificando as implicações no processo de desenvolvimento na adolescência. As normas familiares podem ter uma influência importante no bem-estar psicológico dos seus integrantes e, com isso, podem estar relacionadas com alguns sintomas, como hostilidade, depressão e ansiedade. Elas podem ainda ser construídas baseadas em princípios, valores e crenças, sendo explícitas ou implícitas, e, em muitos casos, estão mais do que em sua prescrição, mas também na aplicação para alcançar os resultados esperados por cada família. Os adolescentes podem ser os mais influenciados pelas normas familiares, devido ao fato de que se encontram numa fase da vida que se direciona à independência, tentando entender as relações interpessoais. A falta de normas, ou a falta da sua aplicação, pode levar a uma maior exposição de riscos dos adolescentes, por exemplo, no uso de drogas, violência, distúrbios alimentares, hábitos inadequados do sono, etc. No entanto, normas muito rígidas podem, também, contribuir com altos níveis de depressão, ansiedade, autoestima e problemas mentais. Logo, é importante que as elas se adaptem às características de cada indivíduo e às mudanças da sociedade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/445
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CONCEIÇÃO DE SOUSA TCC.pdf256,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.