Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/444
Título: Relacionamentos abusivos na perspectiva masculina
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Santos, Luana Karuline Rodrigues dos
Palavras-chave: Relacionamento abusivo
Masculinidade
Violência
Data do documento: 19-Jun-2020
Citação: SANTOS, Luana Karuline Rodrigues dos. Relacionamentos abusivos na perspectiva masculina. 2020. 34f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os relacionamentos abusivos podem ocorrer nas diversas categorias de interações entre pessoas. Este estudo tem como foco principal a relação abusiva nos relacionamentos que envolvem o vínculo afetivo. Segundo os estudos, a mulher é mais suscetível a manter-se nesta relação e o homem geralmente é apontado como perpetrador. Este trabalho apresenta uma análise da perspectiva de homens sobre relações abusivas contra a mulher e visa identificar as noções que ambos os sexos têm do relacionamento abusivo e a compreensão dos aspectos que desencadeiam a consciência de que estão neste relacionamento. A pesquisa é baseada na revisão integrativa da literatura científica, contando com uma amostra de vinte e oito artigos, obtidos pelos critérios estabelecidos e divido em três capítulos que perpassam a masculinidade e suas relações com o patriarcado e o gênero, a crise da masculinidade, o masculino e a violência. A partir dos resultados podemos concluir que os relacionamentos abusivos estão permeados de romantismo e são percebidos como naturais e intrínsecos à constituição do homem. Também conclui-se que se trata de uma temática pouco abordada e que há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/444
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA KARULINE RODRIGUES DOS SANTOS TCC.pdf382,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.