Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/440
Título: Autocuidado de mães de filho com deficiência
Autor(es): Flesch, Leticia Decimo
Silva, Janise Kesia de Queiroz
Palavras-chave: Mães
Criança com deficiência
Autocuidado
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: SILVA, Janise Késia de Queiroz. Autocuidado de mães de filho com deficiência. 2020. 38f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O nascimento de uma criança pode provocar muitas mudanças na vida familiar, a criança do ventre é idealizada nos moldes convencionais, quando há a notícia de que a criança esperada tem alguma deficiência os pais experimentam sentimentos de medo, ansiedade e confusão. Logo aparece algo que é vivenciado: o luto do filho idealizado. A pessoa com deficiência é identificada como aquela que possui impedimentos de longo prazo seja de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, tendo sua participação social igualitária prejudicada devido a barreiras sociais e comportamentais. A deficiência requer cuidados específicos, e esses cuidados geralmente recaem sobre as mães, pois socialmente espera-se que estas sejam as cuidadoras da prole. Diante da nova rotina de cuidados com o filho, a mãe esquece de si mesma enquanto mulher e vê-se apenas como mãe. Diante disto, este trabalho teve como objetivo compreender o autocuidado de uma mãe de uma criança com deficiência a partir de vídeos do YouTube. Após a transcrição dos vídeos foi possível desenvolver categorias de acordo com análise de conteúdo, sendo estas as seguintes: atividades múltiplas, rede de apoio e autocuidado. A partir da análise foi possível observar que diante das distintas responsabilidades da mãe, esta prioriza outras atividades deixando de lado os cuidados consigo mesma. Observou-se também as redes de apoio da mãe, sendo a escola, um membro da família e o YouTube, rede social na qual a mãe é engajada. Sobre o autocuidado foi percebido que a mãe se refere aos cuidados oferecidos às filhas, enquanto os cuidados voltados para si não são mencionados. Diante disso, pode-se pensar ações de cuidado que envolvam mães de crianças com deficiência, ressaltando a importância do autocuidado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/440
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANISE KÉSIA DE QUEIROZ SILVA TCC.pdf881,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.