Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/439
Título: Possibilidades e desafios dos psicólogos que atuam com a temática da violência sexual infanto-juvenil
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Barros, Isabel Vieira
Palavras-chave: Violência sexual
Atuação psicológica
Atendimento psicossocial
Abuso sexual
Data do documento: 26-Jun-2020
Citação: BARROS, Isabel Vieira. Possibilidades e desafios dos psicólogos que atuam com a temática da violência sexual infanto-juvenil. 2020. 36f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo aborda a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes, visto que o objetivo desse estudo é direcionado para a atuação dos profissionais de psicologia. A partir disso foi realizada uma análise fílmica do documentário “O caso Gabriel Fernandez”, buscando verificar a práxis do psicólogo no atendimento a crianças e adolescentes vítimas da violência sexual no contexto psicossocial e no contexto psicoterapêutico. De início, apresenta-se sobre a violência sexual infanto-juvenil e os contextos no qual ela ocorre, em seguida apresenta-se as transformações ocorridas em prol da criança e do adolescente e junto a essas transformações a inserção do profissional de psicologia e sua prática. Deste modo, o estudo se divide em 3 capítulos que perpassa sobre como o psicólogo identifica a violência sexual infanto-juvenil, psicologia e o trabalho com vínculos familiares em contexto de abuso sexual, psicologia e as estratégias de intervenção à negligência e abuso sexual. Os capítulos foram criados a partir da análise fílmica com imagens e falas pertinentes a atuação profissional, ao abuso sexual, a negligência e embasadas teoricamente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/439
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL VIEIRA BARROS TCC.pdf639,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.