Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/433
Título: A percepção do processo de envelhecimento no idoso gay: análise do documentário ”homossexuais, o direito de envelhecer”
Autor(es): Flesch, Leticia Decimo
Lessa, Everton Freire
Palavras-chave: Idoso
Homossexual
Envelhecimento
Solidão
Família
Autoimagem
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: LESSA, Everton Freire. A percepção do processo de envelhecimento no idoso gay: análise do documentário ”homossexuais, o direito de envelhecer”. 2020. 38f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: No presente trabalho buscou-se conhecer os impactos que o processo de envelhecer e seus contextos causam na vida de idosos homossexuais masculinos mediante a análise de conteúdo de documentário. O intuito era expor a necessidade de um acompanhamento mais singular para essa população através de políticas públicas adequadas em criar estratégias com o objetivo de minimizar vulnerabilidades e tentando levar uma melhor qualidade de vida para esses velhos em sociedade. O processo de envelhecimento para o idoso homossexual acarreta um desconforto que o faz procurar alternativas para se sentir mais jovem, pois a literatura aponta a rejeição que o público LGBTQIA+ tem com o envelhecer, outro aspecto que acarreta agravos é a solidão que geralmente propicia a relacionamentos disfuncionais devido à carência que se inicia desde o afastamento familiar que para alguns é em razão da falta de aceitação da família quanto a sexualidade. Por mais que exista estudos sobre esse grupo ainda falta políticas públicas capazes de efetuar melhorias de acordo com a necessidade desses velhos e ao mesmo tempo capacitação de profissionais que saibam lidar com a homossexualidade na velhice.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/433
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVERTON FREIRE LESSA TCC.pdf650,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.