Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/423
Título: Principais desafios enfrentados pelos acadêmicos da Unifametro para realização do tratamento endodôntico em dentes permanentes
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Lavor, Waleska Araujo
Palavras-chave: Endodontia
Educação em odontologia
Estudantes de odontologia
Tratamento endodôntico
Data do documento: 5-Jun-2020
Citação: LAVÔR, Waleska Araújo. Principais desafios enfrentados pelos acadêmicos da Unifametro para realização do tratamento endodôntico em dentes permanentes. 2020. 33f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Realizar ou não um tratamento endodôntico se faz necessário um conhecimento complexo que inclui o diagnóstico, o plano de tratamento, bem como o estudo sobre tratamento das doenças pulpares e periapicais. Pretendeu-se com esse estudo identificar os principais desafios enfrentados pelos acadêmicos da Unifametro para realização do tratamento endodôntico em dentes permanentes. A abordagem do estudo foi transversal, de natureza quantitativa e seguiu as normas e diretrizes da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e enviado ao Comitê de Ética da Unifametro. O local do estudo foi no Complexo Odontológico do Centro Universitário Fametro – Unifametro, situa-se na Av. Filomeno Gomes, no 184, Jacarecanga, Fortaleza – Ce. Os alunos que participaram da pesquisa foram das turmas do 6o, 7o, 8a, 9o e 10o semestres, que compõem as clínicas integradas I e II e estágio supervisionado I e II respectivamente. O instrumento de coleta de dados foi por meio de disponibilização de QR code, por meio de aplicativos de mensagens e projeção em sala de aula para preenchimento de formulário online no qual contém questionário semi estruturado com perguntas objetivas e concordância com o TCLE. Foi obtido um total de 204 respostas como resultado de adesão espontânea a pesquisa. Dentre os principais desafios enfrentados pelos estudantes, destacam-se, a localização de canais radiculares, manuseio das gattes glidden, realizar forma de contorno e desgaste compensatório, utilizar visão indireta, compreender anatomia dental e o acesso de dentes birradiculares e tri ou multirradiculares. O presente estudo identificou os principais desafios com o intuito de alunos e professores da endodontia ter acesso a essas informações objetivando buscar soluções para amenizar essas dificuldades.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/423
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALESKA ARAÚJO LAVÔR TCC.pdf415,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.